Mundo

Pesquisa mostra queda na aprovação de Obama no Brasil

Aprovação do presidente caiu ainda mais no Brasil e na Alemanha, onde as revelações do sistema de espionagem foram mais impactantes


	Barack Obama: globalmente, ele continua sendo um dirigente popular, com exceção do Oriente Médio
 (Mandel Ngan/AFP)

Barack Obama: globalmente, ele continua sendo um dirigente popular, com exceção do Oriente Médio (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 20h07.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, atingiu seus índices mais baixos de popularidade na Rússia, Alemanha e Brasil, de acordo com pesquisa realizada no mundo inteiro pelo Centro de Pesquisas Pew e divulgada nesta segunda-feira.

A França é o país europeu onde Obama é mais popular, com 83% de aprovação, número idêntico ao de 2013. O estudo foi realizado entre março e junho em 44 países, com 48.643 pessoas. Na Europa, também foram feitas entrevistas em Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Polônia e Reino Unido.

O presidente americano só é mais popular do que na França entre os sul-coreanos e os filipinos.

Na Rússia, onde já era muito criticado, a imagem de Obama voltou a despencar. Somente 15% dos russos confiam nele, contra 29% em 2013, e 41% em 2010. Além disso, 71% dos entrevistados também têm uma impressão negativa dos Estados Unidos.

As entrevistas na Rússia foram realizadas em abril, em meio à crise na Ucrânia, quando os Estados Unidos e a União Europeia aplicaram sanções contra altos funcionários e instituições russas.

A aprovação do presidente caiu ainda mais no Brasil e na Alemanha, dois países onde as revelações do sistema de espionagem americano tiveram mais impacto.

No Brasil, somente 50% dos entrevistados declararam confiar em Obama, contra dois terços no ano passado. A presidente Dilma Rousseff cancelou uma visita de Estado a Washington depois das revelações do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.

O presidente se mantém muito popular entre os alemães, com índice de 71% de aprovação, mas esse número já chegou a 88%, em 2013, e a 93%, em 2009. A imagem sobre os Estados Unidos segue positiva, porém, para metade da população, mesmo nível de 2013.

Globalmente, o instituto Pew destacou que Barack Obama continua sendo um dirigente popular, com exceção do Oriente Médio. Até mesmo na China e no Irã sua aprovação subiu.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAmérica LatinaÁsiaBarack ObamaDados de BrasilEspionagemEstados Unidos (EUA)EuropaOriente MédioPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússia

Mais de Mundo

Chanceler do Egito alerta para risco de 'guerra regional total'

Bolívia denuncia "atos de desestabilização" de Evo Morales para ONU e CIDH

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local