Mundo

Pesquisa mostra Obama e Romney empatados antes de debate

Se as eleições do dia 6 de novembro ocorressem neste momento, 50% dos prováveis eleitores apoiaria Obama e 47% optariam por Romney

O presidente americano, Barack Obama, acena na Casa Branca, em Washington, em 26 de agosto de 2012
 (Mandel Ngan/AFP)

O presidente americano, Barack Obama, acena na Casa Branca, em Washington, em 26 de agosto de 2012 (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 21h20.

Washington - O presidente dos Estados Unidos e candidato democrata à reeleição, Barack Obama, e seu rival republicano, Mitt Romney, estão empatados em intenções de voto a apenas dois dias do primeiro debate entre ambos na televisão, segundo uma enquete do canal ''CNN'' divulgada nesta segunda-feira.

Se as eleições do dia 6 de novembro ocorressem neste momento, 50% dos prováveis eleitores apoiaria Obama e 47% optariam por Romney, o que se traduz em um empate técnico, dado que a margem de erro da pesquisa eleitoral é de três pontos percentuais.

Os números sugerem que ''qualquer impulso'' recebido por Obama após a Convenção Democrata no início de setembro em Charlotte (Carolina do Norte), ''se desvaneceu, como era de se esperar'', de acordo com o diretor de pesquisas da ''CNN'', Keating Holland.

Para esta pesquisa, que foi divulgada 48 horas antes do primeiro debate entre os dois candidatos na Universidade de Denver (Colorado), foram entrevistados 1.013 adultos de todo o país, entre os dias 28 e 30 de setembro.

Nas questões de política interna que envolverão o debate da quarta-feira, Romney leva vantagem no relacionado com desemprego e déficit público, enquanto Obama lidera em assuntos educativos, de saúde e em impostos, segundo a enquete realizada.

O presidente supera por Romney por sete pontos (52% a 45%) em política externa, o tema central do terceiro e último debate entre ambos, que acontecerá na Flórida no dia 22 de outubro.

Entre os prováveis eleitores entrevistados para a enquete, 52% veem Obama de forma positiva e 48% o rejeitam. Já Romney, tem 50% de rejeição e 49% de apoio.

Uma média elaborada pela ''CNN'' de quatro enquetes nacionais divulgadas nos últimos dias revela que Obama tem 49% de apoio entre os prováveis eleitores e Romney 46%, o que evidencia o equilíbrio da disputa.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde