Mundo

Pesquisa mostra grande popularidade de Merkel

A chefe de doverno da Alemanha conta com a opinião favorável de 64% de seus cidadãos, o maior nível desde dezembro de 2009

Merkel é a segunda personalidade política preferida pelos alemães, apenas superada por seu ministro das Finanças
 (Lintao Zhang/AFP)

Merkel é a segunda personalidade política preferida pelos alemães, apenas superada por seu ministro das Finanças (Lintao Zhang/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2012 às 08h53.

Berlim - A chefe de governo da Alemanha, Angela Merkel, conta com a opinião favorável de 64% de seus cidadãos, o maior nível desde dezembro de 2009, pouco depois de sua reeleição, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira.

Na última pesquisa da rede pública ARD, Merkel é a segunda personalidade política preferida pelos alemães, apenas superada por seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, membro, como ela, da União Democrata Cristã (CDU), com 65% das opiniões favoráveis.

Cerca de 69% dos entrevistados consideram que Merkel é uma boa chefe de Governo, 85% acreditam que "representa bem a Alemanha no mundo" e 55% pensam que não se comporta como uma "política partidarista", mas como uma "personalidade acima dos partidos".

Os líderes da oposição, Peer Steinbrück e Frank-Walter Steinmeier (Partido Social-Democrata, SPD), ocupam respectivamente a quarta e a quinta posição, com 55%.

O presidente alemão, Christian Wulff (CDU), imerso desde meados de dezembro em um escândalo político financeiro, é apoiado apenas por 33% dos alemães e só 16% o consideram uma pessoa honesta.

Se fossem realizadas hoje as eleições legislativas na Alemanha, o CDU ganharia um ponto (36% das intenções de voto) e seu aliado no governo, o partido liberal FDP, seguiria em grande dificuldade com apenas 3% dos votos (+1 ponto em relação à última pesquisa de 19 de janeiro).

O SDP e os Verdes perderiam também um ponto cada (29% e 15%, respectivamente), o partido da esquerda radical Die Linke ganharia um ponto (7%) e o Partido Pirata, grupo recém-chegado à política alemã, contaria com 6% de apoio.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticaPaíses ricosEuropaAlemanhaAngela Merkel

Mais de Mundo

Chumbo, arsênio e cianeto: nuvem tóxica contaminou casas que resistiram a incêndios em Los Angeles

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’