Mundo

Pesquisa aponta vitória de Putin no primeiro turno

Atual primeiro-ministro deve ter 58,6% dos votos, segundo pesquisa do Centro de Estudo da Opinião Pública

82% dos eleitores acreditam que as eleições serão realizadas de maneira justa (Alexei Nikolsky/AFP)

82% dos eleitores acreditam que as eleições serão realizadas de maneira justa (Alexei Nikolsky/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2012 às 09h25.

Moscou - O primeiro-ministro e candidato à Presidência da Rússia, Vladimir Putin, poderia ganhar as eleições do próximo dia 4 de março no primeiro turno, com 58,6% dos votos, segundo os resultados de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Centro de Estudo da Opinião Pública (VTsIOM, na sigla em russo).

A pesquisa, segundo explicaram no escritório de imprensa da VTsIOM, se baseia tanto em enquetes, realizadas em 46 das 83 regiões da Rússia, como em estimativas de participação e análises das tendências que refletem as últimas pesquisas de intenções de voto.

De acordo com o (VTsIOM), as eleições presidenciais serão concluídas no primeiro turno e com uma vitória de Putin, que obteria 58,6% dos votos.

"Em meados de fevereiro Putin contava com intenções de voto de 55%", disse o diretor do Centro, Valeri Fiódorov, citado pela agência "Interfax".

Em segundo lugar, segundo as previsões do VTsIOM, aparece o candidato do Partido Comunista, Gennady Ziuganov, com 14,8%.

Os outros três candidatos, o ultranacionalista Vladimir Jirinovski, o multimilionário Mikhail Projorov e o social-democrata Sergei Mironov, ficariam com 9,4%, 8,7% e 7,7%, respectivamente.

De acordo com as pesquisas do VTsIOM, 82% dos eleitores russos acreditam que as eleições serão realizadas de maneira justa, enquanto 18% sustenta que os resultados eleitorais oficiais não têm nenhuma credibilidade. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaPolíticaRússia

Mais de Mundo

EUA anuncia medidas contra projetos chineses da Rota da Seda nas Américas após adesão da Colômbia

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo