Mundo

Pesquisa aponta Trump e Hillary como favoritos

Além disso, o apoio a Trump cresceu desde a anterior pesquisa, realizada em janeiro e na qual era o favorito de 41% dos indagados


	Hillary Clinton: o senador Rubio também se fortaleceu desde a pesquisa de janeiro, quando tinha apenas 8% de apoio, enquanto Cruz perdeu respaldo ao passar de 19% a 15% atual
 (Shannon Stapleton/Reuters)

Hillary Clinton: o senador Rubio também se fortaleceu desde a pesquisa de janeiro, quando tinha apenas 8% de apoio, enquanto Cruz perdeu respaldo ao passar de 19% a 15% atual (Shannon Stapleton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 às 13h10.

Washington - O magnata Donald Trump, pelo lado republicano, e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, pelo democrata, lideram em nível nacional a disputa eleitoral nos EUA, na véspera das votações da Super Terça em mais de uma dezena de estados, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa, realizada pela rede "CNN", mostra que Trump tem o apoio para conseguir a indicação presidencial republicana de quase a metade (49%) dos eleitores registrados do partido e daqueles que se definem como independentes de tendência conservadora.

O polêmico magnata tem mais de 30 pontos de vantagem sob seus mais rivais diretos, os senadores Marco Rubio, com 16% de respaldo, e Ted Cruz, que aparece com 15%.

Além disso, o apoio a Trump cresceu desde a anterior pesquisa, realizada em janeiro e na qual era o favorito de 41% dos indagados.

O senador Rubio também se fortaleceu desde a pesquisa de janeiro, quando tinha apenas 8% de apoio, enquanto Cruz perdeu respaldo ao passar de 19% a 15% atual.

A pesquisa reflete também que Trump, com 51% das preferências, é visto como o candidato que, se chegar à Casa Branca, seria "mais eficaz" na hora de resolver os problemas do país, seguido por Cruz (17%) e Rubio (13%).

Pelo lado democrata, Hillary é a favorita entre os eleitores registrados do partido e aqueles independentes de tendência progressista, com 55% de apoio contra 38% de seu rival, o senador Bernie Sanders.

Sanders mantém o mesmo respaldo para conseguir a candidatura democrata que tinha na pesquisa de janeiro, enquanto Hillary experimentou um aumento, ao passar de 52% a 55% atual.

A pesquisa de "CNN" foi realizada de 24 a 27 de fevereiro com entrevistas telefônicas a 1.001 adultos de todo o país e sua margem de erro é de 3%.

Amanhã, na jornada conhecida como Super Terça, serão realizadas primárias e "caucus" (assembleias populares) republicanas e democratas no Alabama, Arkansas, Colorado, Geórgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont e Virgínia.

Também haverá assembleias populares republicanas no Alasca e Wyoming, e dos democratas no território da Samoa americana.

Trump, com 82 delegados que supõem 60% dos apoios em disputa até o momento para a convenção do Partido Republicano, pode consolidar na Super Terça sua condição de favorito para reunir os 1.327 delegados necessários para se tornar o candidato presidencial nas eleições de novembro.

Pelo lado democrata, Hillary também chega como favorita à Super Terça para ganhar em boa parte dos estados em jogo e com o impulso de sua contundente vitória de sábado nas primárias da Carolina do Sul.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosHillary ClintonPolíticos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA