Mundo

Pesquisa aponta empate entre Obama e Romney

Resultado indica um empate técnico entre ambos, enquanto na última enquete da CNN, no início de abril, Obama tinha uma vantagem de nove pontos sobre Romney

Obama e Romney também tiveram a mesma percentagem de respaldo (45%) na pergunta sobre qual candidato entende melhor como funciona a economia (©AFP / Saul Loeb)

Obama e Romney também tiveram a mesma percentagem de respaldo (45%) na pergunta sobre qual candidato entende melhor como funciona a economia (©AFP / Saul Loeb)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2012 às 20h15.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, obteria 49% dos votos e seu rival republicano, Mitt Romney, 46%, se as eleições fossem realizadas hoje, segundo uma pesquisa de opinião da emissora de televisão americana ''CNN'', com margem de erro de 3%, divulgada nesta sexta-feira.

O resultado da pesquisa indica um empate técnico entre ambos, enquanto na última enquete da emissora, no início de abril, Obama tinha uma vantagem de nove pontos sobre Romney. O republicano, inclusive, já superou o número de delegados necessário para ser matematicamente o candidato presidencial do partido.

Obama e Romney também tiveram a mesma percentagem de respaldo (45%) na pergunta sobre qual candidato entende melhor como funciona a economia. O que varia é o nível de entusiasmo: mais de seis de cada dez eleitores de Obama disseram que o apoiam firmemente, enquanto só 47% dos partidários de Romney afirmou o mesmo.

No entanto, o republicano tem vantagem os eleitores independentes, com 51% de apoio contra 39% de Obama, segundo a enquete, realizada entre 29 e 31 de maio com entrevistas a 1.009 adultos em todo o país. A economia é o assunto de maior importância na conjuntura atual para 52% dos entrevistados.

A campanha de Obama se dedicou nas últimas semanas a atacar o histórico de Romney como homem de negócios nos anos 90, quando dirigiu a empresa financeira Bain Capital.

Além disso, os democratas lançaram uma nova estratégia na qual questionam as conquistas de Romney como governador de Massachusetts entre 2003 e 2007, argumentando que durante seu mandato o desemprego e a dívida no estado aumentaram.

Enquanto isso, Romney aproveitou as estatísticas econômicas divulgadas ontem e hoje, que mostraram uma desaceleração da economia no primeiro trimestre e uma alta na taxa de desemprego em maio pela primeira vez em onze meses, para atacar Obama e afirmar que suas políticas ''fracassaram''. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)PersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'