Mundo

Pesados combates no leste da Ucrânia matam ao menos 19 civis

Forças ucranianas vêm expulsando os rebeldes em direção a seus dois principais redutos urbanos, Donetsk e Luhansk, e procuram cercá-los em vários lugares


	Tanques ucranianos: ONU diz que mais de 100.00 pessoas já abandonaram tumultuado leste ucraniano
 (Genya Savilov/AFP)

Tanques ucranianos: ONU diz que mais de 100.00 pessoas já abandonaram tumultuado leste ucraniano (Genya Savilov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 08h44.

Kiev/Donetsk - Intensos combates entre tropas ucranianas e rebeldes pró-Rússia no leste do país mataram pelo menos 19 civis, disseram autoridades locais nesta terça-feira, à medida que o governo do país reforçava uma ofensiva para cercar os separatistas.

As forças ucranianas vêm expulsando os rebeldes em direção a seus dois principais redutos urbanos, Donetsk e Luhansk, e procuram cercá-los em vários lugares, incluindo numa área mais ampla onde um avião da Malaysia Airlines caiu em 17 de julho.

Autoridades disseram que 14 pessoas, incluindo cinco crianças, foram mortas em combates na noite de domingo na cidade de Gorlovka/Horlivka, uma das localidades onde ocorreram pesados confrontos entre forças rivais nos últimos dias.

Na cidade de Luhansk, autoridades informaram que cinco crianças foram mortas quando bombas caíram em uma casa de repouso.

"O inimigo está lançando tudo o que tem na batalha para completar o cerco da república", disse a jornalistas na noite de segunda-feira o comandante rebelde Igor Strelkov, referindo-se à autoproclamada "República Popular de Donetsk".

Um corredor humanitário iria ser aberto por seis horas nesta terça-feira em Luhansk para permitir que moradores fujam dos confrontos, mas autoridades disseram que não podem garantir sua segurança.

A ONU diz que mais de 100.00 pessoas já abandonaram o tumultuado leste ucraniano.

Acompanhe tudo sobre:MortesCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Governo Trump processará novos pedidos de DACA em cumprimento de ordem judicial

EUA vai taxar madeira em 10% e adia tarifas sobre móveis até 14 de outubro

Guterres aplaude plano de Trump para paz em Gaza e pede compromisso por acordo

Trump deve assinar novos acordos comerciais com países do Sudeste Asiático