Mundo

Peru registra 1º caso autóctone de chikungunya em 2016

A paciente já recebeu alta e não corre risco, segundo o vice-ministro de Saúde Pública do país


	Saúde no Peru: as atividades de prevenção continuarão para minimizar os riscos devido ao fluxo migratório que existe na região
 (Ernesto Benavides/AFP)

Saúde no Peru: as atividades de prevenção continuarão para minimizar os riscos devido ao fluxo migratório que existe na região (Ernesto Benavides/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2016 às 17h47.

Lima - Uma mulher de 43 anos que vive perto da fronteira do Peru com o estado do Acre é o primeiro caso autóctone do vírus chikungunya no Peru em 2016, informou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde (Minsa) em comunicado.

A paciente já recebeu alta e não corre risco, segundo o vice-ministro de Saúde Pública, Percy Minaya, que foi para o município de Iberia, na região amazônica de Madre de Dios, para supervisionar os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Minaya se reuniu com o Comitê de Doenças de Madre de Dios e explicou estão sendo realizadas várias tarefas de controle, como a busca de pessoas com febre.

As atividades de prevenção continuarão para minimizar os riscos devido ao fluxo migratório que existe na região, com pessoas vindas do Brasil e da Bolívia, países que também registram casos de chikungunya.

O plano em curto prazo é reduzir de maneira significativa a presença do mosquito transmissor, indicou Minaya, por isso o Ministério da Saúde pediu à população para evitar armazenar água em recipientes abertos, já que estes são potenciais focos da reprodução deste inseto. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDoençasPeruSaúde

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado