Mundo

Fujimori dribla a lei para usar redes sociais

Graças a uma brecha na legislação, o peruano se tornou o líder político preso mais ativo na internet de que já se teve notícia


	Alberto Fujimori: proibição impede condenados pela Justiça de dar entrevistas ou declarações públicas durante o cumprimento de suas penas
 (Koichi Kamoshida/Getty Images)

Alberto Fujimori: proibição impede condenados pela Justiça de dar entrevistas ou declarações públicas durante o cumprimento de suas penas (Koichi Kamoshida/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2013 às 19h10.

A proibição prevista na lei do Peru que impede condenados pela Justiça de dar entrevistas ou declarações públicas durante o cumprimento de suas penas de prisão não cala o ex-presidente Alberto Fujimori, sentenciado a 25 anos de cadeia por crimes contra a humanidade e corrupção. Graças a uma brecha na legislação, o peruano se tornou o líder político preso mais ativo na internet de que já se teve notícia.

Três semanas depois de abrir uma conta no Twitter (@albertofujimori), o ex-presidente reunia mais de 10 mil seguidores - e cada vez mais internautas acompanhavam suas páginas no Facebook e no YouTube, onde Fujimori publicou vídeos com imagens da época em que era o homem forte do Peru.

Para o desgosto do Ministério da Justiça peruano, as mensagens contra os inimigos políticos do ex-presidente têm ganhado ampla cobertura da imprensa local.

Fujimori não tem permissão de possuir um computador ou um celular. Mas dribla a proibição de expressar-se publicamente ao transmitir as frases que compõe em sua cela pelo único telefone público da prisão onde cumpre pena aos seus colaboradores - que, por sua vez, postam as citações na internet e administram as páginas de seu líder.

O ativismo de Fujimori faz com que advogados do governo se apressem para atualizar as leis carcerárias do país, que datam de 1991. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetPeruRedes sociaisTwitter

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump