Mundo

Desaprovação do presidente peruano sobe a nível recorde

Rejeição a Ollanta Humala bateu 76% em março, o nível mais alto em seus 32 meses no poder, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo


	Ollanta Humala, presidente do Peru: sua impopularidade é atribuída ao papel da esposa no governo
 (Nelson Almeida/AFP)

Ollanta Humala, presidente do Peru: sua impopularidade é atribuída ao papel da esposa no governo (Nelson Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2014 às 17h18.

A desaprovação do presidente peruano, Ollanta Humala, subiu a 76% em março, o nível mais alto em seus 32 meses no poder, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pela imprensa local, que atribui a impopularidade ao papel de sua mulher no governo.

O nível de rejeição a Humala em março supera em cinco pontos percentuais o registrado em fevereiro, enquanto sua aprovação caiu a 20%, e 4% dos entrevistados se mantiveram neutros, segundo uma pesquisa da empresa GFK que ouviu 1.297 pessoas em todo o país.

O mandato de Humala termina em julho de 2016. O governante assumiu em julho de 2011, após vencer as eleições com 51,4% dos votos contra Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

A impopularidade crescente de Humala, ex-comandante do Exército peruano, está diretamente ligada à percepção dos cidadãos peruanos do papel de sua mulher, Nadine Heredia, na gestão pública, segundo a pesquisa.

Um total de 74% dos entrevistados consideram que a participação da primeira-dama, que também é presidente do partido governista, Gana Perú, prejudica o governo. Há um ano, 34% viam essa influência como negativa, aponta a pesquisa, publicada no jornal "La República".

A popularidade da primeira-dama caiu 12 pontos percentuais em relação a fevereiro, de 39% a 27%.

Nos últimos meses, Nadine Heredia foi apontada por analistas e políticos como "o poder por trás do trono", e comentou-se que ela poderia ser a candidata do governo nas eleições presidenciais de 2016, apesar de a lei o impedir.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaGovernoPeru

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições