Mundo

Peru confirma terceiro caso importado de vírus do zika

O Minsa indicou que o homem foi internado semana passada, já que ao voltar ao país apresentou um quadro de febre, dores de cabeça e articulares


	Aedes aegypi: desde outubro o INS analisou 310 amostras por suspeita de zika, e três foram positivas
 (Mario Tama/Getty Images)

Aedes aegypi: desde outubro o INS analisou 310 amostras por suspeita de zika, e três foram positivas (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2016 às 13h34.

Lima - O Ministério da Saúde (Minsa) do Peru reportou o terceiro caso importado do vírus do zika no país, um homem de 29 anos que vive na região de Moquegua, no sul, e que aparentemente foi infectado no Brasil, informou nesta segunda-feira em um comunicado oficial.

O Minsa indicou que o homem foi internado semana passada no hospital da cidade de Ilo, em Moquegua, já que ao voltar ao país apresentou um quadro de febre, dores de cabeça e articulares.

"Os médicos detectaram a presença do genoma do vírus do zika no paciente depois de uma amostra ser avaliada no Instituto Nacional de Saúde (INS), em Lima", acrescentou a nota.

O Minsa afirmou que na região Moquegua não há presença de Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus, e que por isso não existe risco de transmissão à outras pessoas.

Desde outubro o INS analisou 310 amostras por suspeita de zika, e três foram positivas e catalogadas como "casos importados".

Os outros dois casos de zika foram registrados em Lima, em um cidadão venezuelano residente na capital peruana que voltou de seu país e em um peruano que também passou férias na Venezuela.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 1º de fevereiro uma emergência sanitária internacional pela rápida propagação do zika em diferentes países e pelas possíveis consequências desta doença.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDoençasPeruZika

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista