Mundo

Perseguição da Turquia contra mídia é "preocupante", diz UE

Autoridades turcas determinaram o fechamento de dezenas de organizações de imprensa, após uma tentativa de golpe em 15 de julho


	Turquia: autoridades turcas determinaram o fechamento de dezenas de organizações de imprensa, após uma tentativa de golpe em 15 de julho
 (Osman Orsal / Reuters)

Turquia: autoridades turcas determinaram o fechamento de dezenas de organizações de imprensa, após uma tentativa de golpe em 15 de julho (Osman Orsal / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2016 às 12h26.

Bruxelas - A União Europeia qualificou a repressão da mídia na Turquia como "preocupante" e advertiu o governo local para que respeite as liberdade fundamentais.

Como candidata à entrada na UE, a Turquia "precisa aspirar ao máximo possível de práticas e padrões democráticos, incluindo a liberdade de expressão da mídia", disse uma porta-voz da UE, Maja Kocijancic.

Autoridades turcas determinaram o fechamento de dezenas de organizações de imprensa, após uma tentativa de golpe em 15 de julho. Além disso, emitiram ordens de prisão contra 47 ex-executivos ou importantes jornalistas do jornal turco Zaman.

Kocjancic qualificou como preocupante que, "após a entrada em vigor do estado de emergência na Turquia, mandados de prisão tenham sido emitidos contra um grande número de jornalistas e uma série de meios de comunicação tenham sido fechados". Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada