Mundo

Pequim quer reunião com presidente de Taiwan, mas sem pressa

Xi Jinping pretende reunir-se com seu homólogo taiwanês, Ma Ying-jeou, mas sinalizou que não tem pressa para a realização desse histórico encontro


	O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou: Taipé disse na semana passada que Pequim considerou "inapropriada" a ideia de um encontro entre os dois presidentes durante a cúpula da Apec
 (Jorge Cabrera/Reuters)

O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou: Taipé disse na semana passada que Pequim considerou "inapropriada" a ideia de um encontro entre os dois presidentes durante a cúpula da Apec (Jorge Cabrera/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2014 às 10h08.

Pequim - A China disse na segunda-feira que está interessada em promover uma reunião do presidente Xi Jinping com seu homólogo taiwanês, Ma Ying-jeou, mas sinalizou que não tem pressa para a realização desse histórico encontro.

Desde sua posse, em 2008, Ma assinou uma série de importantes acordos comerciais e econômicos com a China, consolidando a posição de Pequim como maior parceiro comercial de Taiwan.

Mas Taipé disse na semana passada que Pequim considerou "inapropriada" a ideia de um encontro entre os dois presidentes durante a cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) na capital chinesa.

A China comunista há mais de 60 anos considera Taiwan uma "província rebelde", por ter sido o local onde se refugiaram os nacionalistas derrotados na guerra civil encerrada em 1949. Taiwan nunca declarou oficialmente a sua independência, e a China não descarta o uso da força para retomar o controle da ilha.

Na semana passada, funcionários de ambos os governos mantiveram sua reunião de mais alto escalão em décadas, mas Fan Liqing, porta-voz do Departamento de Assuntos de Taiwan, do governo chinês, disse que a possibilidade de um encontro entre Xi e Ma "não foi um tópico em discussão".

"Isso (a reunião de cúpula) é algo que esperamos há anos, e sempre tivemos uma atitude aberta e positiva a respeito. Compatriotas de ambos os lados do estreito esperam que os líderes se reúnam." No entanto, ela descartou que o encontro ocorra durante a cúpula regional, argumentando que "a Apec tem suas próprias regras, que devem ser tratadas de acordo com os memorandos de entendimento".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaPequimTaiwan

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute