Mundo

Pequim manterá status de emergência às vésperas da Olimpíada de Inverno

Um total de 27 casos transmitidos domesticamente com sintomas confirmados e cinco portadores assintomáticos locais foram descobertos em Pequim desde 15 de janeiro

Pessoas caminham próximo a cartaz com o logo da Olimpíada de Inverno Pequim 2022 em Pequim. (Tingshu Wang/Reuters)

Pessoas caminham próximo a cartaz com o logo da Olimpíada de Inverno Pequim 2022 em Pequim. (Tingshu Wang/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de janeiro de 2022 às 14h09.

A capital chinesa Pequim pediu que todos seus distritos locais mantenham “modo de emergência total”, no momento em que a cidade continua relatando novos casos locais de coronavírus menos de duas semanas antes do começo dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Um total de 27 casos transmitidos domesticamente com sintomas confirmados e cinco portadores assintomáticos locais foram descobertos em Pequim desde 15 de janeiro, afirmou Pang Xinghuo, da autoridade de controle de doenças da cidade de Pequim, em uma entrevista coletiva neste sábado.

Que tal viajar mais no mundo pós-pandemia? Conheça o curso de liberdade financeira da EXAME Academy

A cidade de Harbin, no nordeste do país, conduzirá um exercício para testar sua população de quase 10 milhões de pessoas para Covid-19 a partir de segunda-feira, embora não tenha tido nenhum caso recente, em uma medida que classificou como preventiva, antes do longo feriado do Ano Novo Lunar.

O governo municipal disse em sua conta oficial no WeChat que tomou a decisão porque o feriado de uma semana, que oficialmente começa em 31 de janeiro, é um período de muitas viagens no país.

Cidades ao redor da China impuseram restrições mais duras nas últimas semanas para tentar controlar novos surtos de Covid-19, tarefa que ganhou mais urgência no momento em que Pequim se prepara para sediar as Olimpíadas de Inverno no começo do próximo mês.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoronavírusEsportesOlimpíadas de InvernoPandemiaPequim

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"