Mundo

Pequim emite raro alerta de poluição do ar

Raramente emitido pelas autoridades, o alerta proíbe que moradores façam churrascos, lancem fogos de artifício e realizem demolições


	Grupo de pessoas em meio à poluição de Pequim: ambientalistas acreditam que o nível do alerta é baixo diante da situação do ar na cidade
 (Getty Images/ ChinaFotoPress)

Grupo de pessoas em meio à poluição de Pequim: ambientalistas acreditam que o nível do alerta é baixo diante da situação do ar na cidade (Getty Images/ ChinaFotoPress)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 16h11.

Pequim - O governo de Pequim emitiu o sinal "laranja" de poluição na cidade nesta sexta-feira, o segundo pior nível dos quatro de urgência.

Raramente emitido pelas autoridades, o alerta proíbe que moradores façam churrascos, lancem fogos de artifício e realizem demolições.

As medidas que entraram em vigor nesta sexta-feira pedem também que os moradores utilizem o transporte público, evitando, assim, sair de casa com seus carros.

O governo local também irá aspergir água na rua e aumentar o controle de poeira em locais de construção.

Ambientalistas, no entanto, acreditam que o nível do alerta é baixo diante da situação do ar na cidade.

"O governo está relutante em emitir o sinal vermelho porque seria quase impossível notificar todos os motoristas da cidade e aumentar a capacidade do transporte público", disse o ambientalista Ma Jun da ONG Instituto de Assuntos Públicos e Ambientais.

O nível "vermelho", o mais rigoroso, obrigaria que a metade dos cinco milhões de carros da cidade não circulasse nas ruas, o que poderia provocar um colapso no sistema de transporte público. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaMeio ambientePequimPoluição

Mais de Mundo

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres