Mundo

Pequena cidade dos EUA abre primeira loja pública de maconha

O uso recreativo da maconha tomou um forte impulso durante os últimos anos nos EUA


	Maconha: North Bonneville apostou em 'entrar totalmente na indústria'
 (Pablo Porciuncula/AFP)

Maconha: North Bonneville apostou em 'entrar totalmente na indústria' (Pablo Porciuncula/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2015 às 21h17.

Seattle - A pequena cidade de North Bonneville, no estado de Washington, se transformou neste sábado na primeira dos Estados Unidos a inaugurar uma loja pública de venda de maconha, ou seja, uma propriedade da prefeitura, que foi pensada para fomentar o turismo.

O Rincón del Cannabis, como foi batizado o novo estabelecimento, está situado na entrada desta cidade de menos de mil habitantes e dá as boas-vindas aos vários turistas que se aproximam para visitar o pitoresco povoado ou praticar windsurf.

Segundo as previsões da prefeitura, o Rincón del Cannabis poderia gerar cerca de US$ 2,7 milhões durante seu primeiro ano de operação, que engrossariam notavelmente os cofres municipais e aliviariam as atuais dificuldades orçamentárias pelas quais passa a cidade.

Segundo o jornal local 'The Columbian', enquanto a maioria das cidades no estado de Washington tentou impedir a abertura de negócios relacionados com a maconha desde que seu consumo recreativo foi legalizado em novembro de 2012, North Bonneville apostou em 'entrar totalmente na indústria'.

O uso recreativo da maconha tomou um forte impulso durante os últimos anos nos EUA e atualmente já são quatro os estados onde é legal (Colorado, Washington, Oregon e Alasca), além da capital federal, Washington D.C., onde prefeitura e Congresso mantêm uma disputa aberta sobre a questão.

Em nível federal, o consumo recreativo de maconha está proibido, mas desde que começou a onda de legalizações em 2012 nos estados de Washington e Colorado, o gabinete do presidente Barack Obama se comprometeu a não perseguir a violação da lei federal naqueles estados que tenham declarado legal o uso de cannabis. EFE

Acompanhe tudo sobre:DrogasEstados Unidos (EUA)MaconhaPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul