Mundo

PepsiCo anuncia ter criado primeira garrafa 100% reciclável

Empresa utilizaum tipo de grama para produzir a garrafa; lançamento no mercado deve acontecer em 2012

A PepsiCo é uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos (Don Emmert/AFP)

A PepsiCo é uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos (Don Emmert/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2011 às 18h55.

Nova York - A fabricante americana de alimentos PepsiCo anunciou nesta terça-feira ter criado a primeira garrafa plástica inteiramente feita a partir de materiais vegetais renováveis e 100% recicláveis.

A garrafa é composta de "materiais brutos biológicos", precisou a PepsiCo em um comunicado, citando a Panicum virgatum, uma gramínea encontrada principalmente em grandes planícies, cascas de coníferas e folhas de milho.

"Futuramente, o grupo quer (...) incluir cascas de laranja, maça, batata, aveia e outros produtos agrícolas derivados de atividades agroalimentares", acrescentou o comunicado.

"PepsiCo, que é um dos maiores grupos produtores de alimentos do mundo, está em uma posição única para utilizar os produtos derivados agrícolas (...) a fim de fabricar uma garrafa ecologicamente correta para nossa produção de bebidas", cometou a PDG Indra Nooyi, mencionando "um modelo de funcionamento sustentável".

A produção desta nova garrafa deve iniciar em 2012, em uma experiência piloto.

A PepsiCo já havia inovado com embalagens plásticas 100% recicláveis para as batatas fritas Frito Lay. Mas elas foram retiradas do mercado americano porque os consumidores consideraram que os pacotes eram muito barulhentos.

Para este novo projeto, a PepsiCo garante que a garrafa terá o mesmo aspecto, a mesma consistência e oferecerá a mesma proteção de uma garrafa plástica clássica.

Na França, o grupo Danone anunciou na semana passada que seu produto Actimel seria vendido no país em uma garrafa plástica composta por 95% de cana de açúcar, após ter introduzido plástico vegetal para a elaboração de garrafas de água Volvic.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoEmbalagensEmpresasEmpresas americanasPepsicoProdutos verdesReciclagem

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump