Mundo

Pentágono aposta em startup para desenvolver armas hipersônicas

Mísseis desse tipo conseguem ser mais rápidos que a velocidade do som em até 25 vezes

A empresa estabeleceu a meta de projetar e construir um sistema de armas completo que inclua um míssil hipersônico

A empresa estabeleceu a meta de projetar e construir um sistema de armas completo que inclua um míssil hipersônico

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 12 de março de 2024 às 06h27.

A Castelion, uma startup que está tentando construir uma arma hipersônica para o Pentágono, testou pela primeira vez seu protótipo de míssil, segundo informações divulgadas pela Reuters nesta segunda-feira. As armas hipersônicas, projetadas para escapar das defesas tradicionais, conseguem ser mais rápidas que a velocidade do som em até 25 vezes.

O cenário de corrida armamentista entre EUA e China vem favorecendo um grupo crescente de pequenos fabricantes de armas do tipo, que podem entregar entregar produtos mais baratos e de forma mais rápida, desafiando grandes empresas do setor.

"Esse voo de teste, o primeiro de muitos planejados para este ano, demonstra nossa abordagem de desenvolvimento rápido e é um marco importante para a empresa. Agora temos uma plataforma de teste hipersônico de baixo custo pronta para ser lançada sob demanda", disse Bryon Hargis, CEO e cofundador da Castelion, à Reuters em um comunicado. A empresa já tem contratos com a Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos.

Com o apoio de US$ 14,2 milhões em financiamento co-liderado pelos investidores Andreessen Horowitz e Lavrock Ventures, a pequena startup conduziu secretamente dezenas de testes de componentes desde junho de 2023. A empresa estabeleceu a meta de projetar e construir um sistema de armas completo que inclua um míssil hipersônico, uma estação de controle e um link de dados.

O teste bem-sucedido do sistema de mísseis no sábado aumenta os riscos para as rivais RTX e Lockheed Martin - que também têm contratos com o Pentágono e disputam bilhões de dólares para construir essas mesmas armas hipersônicas.

Acompanhe tudo sobre:Indústria de armasStartups

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'