Mundo

Pence diz que, segundo Honduras, caravana foi financiada pela Venezuela

A caravana de migrantes, que é composta por cerca de 7.000 pessoas, saiu de Honduras em 13 de outubro

Imigrantes: Eles foram enviados ao norte para desafiar a nossa soberania e a nossa fronteira, disse Pence (/Ueslei Marcelino/Reuters)

Imigrantes: Eles foram enviados ao norte para desafiar a nossa soberania e a nossa fronteira, disse Pence (/Ueslei Marcelino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 15h51.

O vice-presidente americano, Mike Pence, disse nesta terça-feira (23) que o presidente de Honduras lhe informou que a caravana de migrantes que partiu do seu país em direção aos Estados Unidos foi organizada por grupos de esquerda financiados pela Venezuela.

"O que o presidente de Honduras me disse é que foi organizada por grupos esquerdistas de Honduras financiados pela Venezuela e enviados ao norte para desafiar a nossa soberania e a nossa fronteira", declarou Pence em um evento organizado pelo jornal Washington Post.

A caravana de migrantes, que é composta, de acordo com a ONU, por cerca de 7.000 pessoas, saiu de San Pedro Sula, em Honduras, em 13 de outubro.

Pence indicou que o presidente americano, Donald Trump, lhe pediu que contactasse os chefes de Estado de Honduras, Orlando Hernández, e Guatemala, Jimmy Morales, e assegurou que o seu governo esteve trabalhando muito de perto no assunto junto com o México.

"Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para impedir que esta caravana chegue ao norte e viole a nossa fronteira", acrescentou Pence.

O governo hondurenho acusou a oposição política de convocar a caravana para provocar "ingovernabilidade" no país, assinalando como instigador Bartolo Fuentes, um ex-deputado coordenado, segundo eles, pelo ex-presidente e líder de esquerda Manuel Zelaya.

Fuentes assegurou à AFP que o que fez foi reproduzir em seu Facebook um cartaz, mas que não sabe quem divulgou em várias redes sociais.

O cartaz convocava o início da "Caminhada do migrante" com o lema: "Não saímos porque queremos, a violência e a pobreza nos expulsam".

Durante o périplo, Fuentes foi detido na Guatemala e deportado.

Trump advertiu na segunda-feira que começará a cortar a ajuda econômica que concede a Guatemala, Honduras e El Salvador, considerando que foram incapazes de impedir que a caravana de migrantes partisse da América Central.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)HondurasImigraçãoVenezuela

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'