Mundo

Vice dos EUA chega a Seul para cobrar isolamento da Coreia

ÀS SETE - Mike Pence chegou a afirmar que a Coreia do Norte está usando o poderoso simbolismo das Olimpíadas para disfarçar a verdade sobre seu regime

Aproximação da Coreia do Norte com a Coreia do Sul tem incomodado os americanos

Aproximação da Coreia do Norte com a Coreia do Sul tem incomodado os americanos

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 06h30.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2018 às 07h29.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chega hoje à Coreia do Sul antes do início oficial dos Jogos de Inverno de Pyeongchang, que começam na sexta-feira, para conversar com lideranças políticas sobre a pauta obrigatória da região: Coreia do Norte. A ideia é isolar a Coreia do Norte.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Pence chegou a afirmar que a Coreia do Norte está usando o poderoso simbolismo das Olimpíadas para disfarçar a verdade sobre seu regime.

O país, com quem os Estados Unidos têm trocado ameaças nucleares, têm se aproximado da Coreia do Sul.

Os dois, separados desde a Segunda Guerra Mundial, vão desfilar juntos nas Olimpíadas, sob uma mesma bandeira de unificação,  e tinham até agendado uma apresentação de dança conjunta para o início desta semana, mas o evento foi cancelado.

A aproximação tem incomodado os americanos. Na terça-feira, durante uma Conferência para o Desarmamento patrocinada pela ONU, os Estados Unidos afirmaram que a Coreia do Norte está perto de atingir o território americano com um míssil de longa distância munido de uma ogiva nuclear; e Pyongyang disse que Washington está cogitando um ataque preventivo contra o país.

Ao todo, 22 atletas norte-coreanos vão participar dos jogos, enquanto os Estados Unidos vão enviar uma delegação com 241 atletas.

Na sexta-feira, o mais alto líder do parlamento norte-coreano, Kim Yong-Nam, vai viajar para zona desmilitarizada, no que deve ficar marcado como o ponto alto entre a reaproximação das duas Coreias.

Os Estados Unidos vão ter que usar mais do que o discurso de aversão aos norte-coreanos se quiserem um afastamento entre os dois vizinhos.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Exame HojeOlimpíadas de Inverno

Mais de Mundo

Ataques de Israel no Líbano matam 45 pessoas nas últimas 24 horas

Arce, presidente da Bolívia, enfrenta onda de protestos e crise econômica

'Guerra está chegando ao fim': população de Gaza reage à morte do líder do Hamas

Saiba quem será possível sucessor de líder do Hamas, Yahya Sinwar, morto nesta quarta