Mundo

Pelo Twitter, Uribe rebate declarações de Lula

"Lula combatia Chávez ausente e tremia em frente a Chávez presente", escreveu o ex-presidente

Alvaro Uribe, ex-presidente colombiano, chamou Lula de mal perdedor, "porque o vencemos no BID com Luis A. Moreno"
 (Orlando Sierra/AFP)

Alvaro Uribe, ex-presidente colombiano, chamou Lula de mal perdedor, "porque o vencemos no BID com Luis A. Moreno" (Orlando Sierra/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2011 às 15h08.

São Paulo - O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe, que governou o país entre 2002 e 2010, respondeu nesta quinta-feira pelo microblog Twitter as declarações do ex-líder Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que os dois Governos teriam tido "uma boa relação, mas com muita desconfiança".

Lula, que coincidiu quase todo seu mandato com o de Uribe, fez esta declaração na abertura do Fórum de Investimentos Colômbia-Brasil, durante a qual ressaltou que os dois países foram ganhando confiança nos últimos anos graças aos esforços de integração regional.

"Tenho certeza de que você (o atual presidente colombiano Juan Manuel Santos) e a presidente Dilma Rousseff podem fazer muito mais do que fizemos eu e o Uribe, que tínhamos uma boa relação, mas com muita desconfiança", declarou Lula.

Uribe, por sua vez, reagiu com várias mensagens de reproves pelo Twitter: "Lula foi incapaz de extraditar o 'Cura Camilo', terrorista refugiado no Brasil"; "Lula combatia Chávez ausente e tremia em frente a Chávez presente".

O líder colombiano disse ainda que "Lula tentou impedir que o debate de Bariloche fosse transmitido pela TV", em alusão a uma acalorada cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada em 2009 nessa cidade argentina, quando se debateu um acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos.

E continuou: "Lula mau perdedor, bravo porque o vencemos no BID com Luis A. Moreno", referindo-se ao colombiano designado presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

"Lula incapaz de declarar as 'narcofarc' terroristas", prosseguiu Uribe, aludindo às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Lula hoje nos ofende e no Governo fingia ser o melhor amigo".

"Lula hoje confessa que teve desconfianças, mas os investimentos do Brasil tiveram toda a confiança: números", ressaltou Uribe - durante o fórum, o BID assinalou que o intercâmbio comercial entre Brasil e Colômbia quadruplicou desde 2004, chegando a US$ 3 bilhões em 2010

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetInternetLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRedes sociaisTwitter

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado