Mundo

Pelo menos 20 morrem na Argentina após consumo de cocaína adulterada

De acordo com dados oficiais, até agora foram registradas 20 mortes em cinco hospitais e pelo menos 70 pessoas hospitalizadas por intoxicação

Argentina: Vítimas, incluindo homens na faixa de 30 a 40 anos, teriam sofrido violentas convulsões e súbitos ataques cardíacos, de acordo com relatórios médicos citados pela imprensa (EMILIANO LASALVIA/AFP/Reuters)

Argentina: Vítimas, incluindo homens na faixa de 30 a 40 anos, teriam sofrido violentas convulsões e súbitos ataques cardíacos, de acordo com relatórios médicos citados pela imprensa (EMILIANO LASALVIA/AFP/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 09h17.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2022 às 13h05.

Pelo menos 20 pessoas morreram na Argentina e um número crescente está hospitalizado por uso de cocaína adulterada, disseram nesta quarta-feira autoridades da província de Buenos Aires, onde ocorreu o incidente.

"Estamos cientes da existência de pessoas com casos graves de intoxicação devido ao consumo de cocaína supostamente adulterada", informou em comunicado o município de Tres de Febrero, na província de Buenos Aires, fazendo um apelo àqueles que consomem cocaína a descartá-la e ficar atentos aos possíveis sintomas.

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

De acordo com dados oficiais, até agora foram registradas 20 mortes em cinco hospitais e pelo menos 70 pessoas hospitalizadas por intoxicação.

As vítimas, incluindo vários homens na faixa de 30 a 40 anos, teriam sofrido violentas convulsões e súbitos ataques cardíacos, de acordo com relatórios médicos citados por vários meios de comunicação social.

"Estão sendo relatadas mortes em vias públicas e em residências, o número ainda não pôde ser identificado", acrescentou uma fonte oficial.

As forças de segurança provinciais prenderam alguns suspeitos de vender a droga --que a mídia local especulou ter sido adulterada em meio a uma guerra entre gangues criminosas-- depois que as primeiras mortes ocorreram na manhã de quarta-feira.

Dado o crescente número de mortos e hospitalizados, o Ministério da Saúde da Província de Buenos Aires emitiu um alerta epidemiológico por intoxicação por cocaína adulterada.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaCocaínaDrogasMortes

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado