Mundo

Peixe com cara de nojo é eleito o animal mais feio do mundo

O peixe-gota (Psychrolutes marcidus), uma espécie ameaçada de extinção que lembra um senhor velho e amargurado, foi eleito o animal mais feio do mundo


	Blobfish: mais de 3.000 pessoas participaram de uma consulta na internet para chamar a atenção sobre espécies pouco conhecidas e ameaçadas
 (Simon Elgood/flickr)

Blobfish: mais de 3.000 pessoas participaram de uma consulta na internet para chamar a atenção sobre espécies pouco conhecidas e ameaçadas (Simon Elgood/flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 14h12.

Londres - O peixe-gota (Psychrolutes marcidus), uma espécie do Pacífico que lembra um senhor velho e amargurado, foi eleito o animal mais feio do mundo em um concurso organizado na Grã-Bretanha.

Mais de 3.000 pessoas participaram de uma consulta na internet para chamar a atenção sobre espécies pouco conhecidas e ameaçadas que desempenham seu papel no ecossistema.

O "blobfish", como é denominado em inglês, uma criatura rosada capaz de suportar a pressão de grandes profundidades marinhas - e cujo aspecto parece fazer menção a esta circunstância - tem sido vítima da pesca de arrasto.

Ele ganhou incontestavelmente, com 795 votos, disse Coralie Young, da Associação Britânica de Ciência (British Science Association), que anunciou o resultado em um festival anual em Newcastle, no nordeste da Inglaterra.

Em segundo lugar ficou o kakapo, um pássaro que não voa, e parece uma mistura de papagaio e coruja, que vive na Nova Zelândia. Em terceiro lugar ficou o axolotl, anfíbio mexicano apelidado de "peixe andarilho".

Outros candidatos foram o macaco proboscis, que tem os testículos vermelhos e nariz grande, e a rã do Titicaca, também conhecida com o nome pouco científico de "rã escroto".

Oitenta mil pessoas visitaram a página do concurso. "É um modo simpático de lembrar às pessoas sobre a conservação" dos animais, explicou por telefone Coralie Young.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisMeio ambienteEspéciesAnimais em extinção

Mais de Mundo

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Maduro lança operação militar de 'resistência' ante presença dos EUA no Caribe

FBI divulga imagens de suspeito do assassinato de Charlie Kirk e pede ajuda para identificá-lo

China amplia reservas estratégicas de energia para garantir segurança energética