Mundo

Peixe com alto nível radioativo a quilômetros de Fukushima

Robalo pescado a dezenas de quilômetros da central nuclear apresentou nível de radioatividade dez vezes maior que limite autorizado


	Japoneses em uma operação de descontaminação em Fukushima: caso mostra que, mais de dois anos depois, contaminação provocada pelo acidente de Fukushima continua importante
 (Toshifumi Kitamura/AFP)

Japoneses em uma operação de descontaminação em Fukushima: caso mostra que, mais de dois anos depois, contaminação provocada pelo acidente de Fukushima continua importante (Toshifumi Kitamura/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2013 às 09h14.

Tóquio - Um robalo capturado no município de Ibaraki, a dezenas de quilômetros de Fukushima, revelou um nível de radioatividade inédito até agora em um pescado desta espécie, 10 vezes superior ao limite autorizado no Japão.

O robalo, pescado em 4 de julho na cidade de Hitachi, apresenta uma quantidade de césio radioativo superior a 1.000 becquerels por quilo. O limite máximo fixado para os alimentos é de 100 bq/kg.

Como acontece com as espécies que superam o limite, o peixe não foi colocado à venda. Mas o caso ilustra que, mais de dois anos depois, a contaminação provocada pelo acidente de Fukushima continua importante, dispersa e difícil de conhecer exatamente.

A central nuclear de Fukushima Daiichi foi afetada por um violento terremoto e o consequente tsunami de 11 de março de 2011.

O corte de energia elétrica provocou a paralisação dos sistemas de refrigeração de combustível, o que afetou três dos seis reatores da central, o que explica a presença de muitos elementos radioativos.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaEnergiaEnergia nuclearFukushimaInfraestruturaJapãoPaíses ricosPesca

Mais de Mundo

Governo mexicano rechaça decisão de Trump de recriar programa “Fique no México”

Quem são as celebridades presentes na posse de Trump?

UE lança processo contra China na OMC por 'práticas desleais' sobre patentes

Quem está representando o Brasil na posse de Trump?