Mundo

Pedido de novo referendo sobre UE supera 835 mil assinaturas

O parlamento britânico confirmou que se compromete a analisar todas as iniciativas cidadãs que reúnam mais de 100 mil assinaturas


	Brexit: a solicitação fez com que o site da Câmara dos Comuns entrasse em colapso ontem
 (Getty Images)

Brexit: a solicitação fez com que o site da Câmara dos Comuns entrasse em colapso ontem (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2016 às 08h19.

Londres -- Uma petição pública no Parlamento britânico para que o Reino Unido realize outro referendo sobre a permanência na União Europeia (UE) superou neste sábado as 835 mil assinaturas.

A solicitação fez com que o site da Câmara dos Comuns entrasse em colapso ontem, devido ao alto número de pessoas que entraram para aderir à proposta.

O texto, impulsionado por um cidadão identificado como William Oliver Healey, pede aos deputados a "implementação de uma norma pela qual se o voto para sair ou ficar (na UE) for inferior a 60%, com uma participação inferior de 75%, deveria ser convocado outro referendo.

Através de uma mensagem em seu site oficial, o parlamento afirmou que considerará este pedido para debate, o que se compromete a fazer com todas as iniciativas cidadãs que reúnam mais de 100 mil assinaturas.

Uma comissão vai se reunir na próxima terça-feira, quando poderá decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto.

No referendo da última quinta-feira, 51,9% dos eleitores britânicos escolheram romper os laços entre o Reino Unido e o bloco comunitário, contra 48,1% que preferiam continuar na UE, em uma consulta que teve 72,1% de participação da população.

Acompanhe tudo sobre:BrexitEuropaPaíses ricosReferendoReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Órgão eleitoral anuncia que chavismo obteve 83,42% dos votos nas eleições da Venezuela

Texas aprova projeto de lei que obriga exibição dos Dez Mandamentos nas salas de aula

Deputados aprovam, em 1ª votação, legalização da morte assistida na França

Egito e Espanha defendem reconstrução de Gaza e reconhecimento da Palestina