Mundo

PC chinês expulsa quatro integrantes de alto escalão

Partido Comunista expulsou três aliados próximos do ex-chefe de segurança e um ex-general da reserva por corrupção

Presidente chinês, Xi Jinping, expulsou nesta segunda-feira do Partido Comunista (PCC) três aliados do alto-escalão (Wang Zhao/AFP/AFP)

Presidente chinês, Xi Jinping, expulsou nesta segunda-feira do Partido Comunista (PCC) três aliados do alto-escalão (Wang Zhao/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2014 às 15h33.

Pequim - O presidente chinês, Xi Jinping, expulsou nesta segunda-feira do Partido Comunista (PCC) três aliados próximos do ex-chefe de segurança e um ex-general da reserva por corrupção, no âmbito de uma campanha de limpeza das instituições do Estado.

Estas expulsões são o último sinal de que a investigação por corrupção também aponta para o ex-chefe da polícia, Zhou Yongkang, um dos membros do Comitê Permanente do Burô Político do PCC, embora o regime comunista ainda não tenha confirmado esta informação.

Entre os expulsos figura o general Xu Caihou, que até o ano passado figurava como vice-presidente da Comissão Militar Central, um dos órgãos mais importantes da China, ao atuar como comandante do Exército Popular de Libertação.

Este oficial, de 71 anos, é o responsável de maior patente na hierarquia comunista que cai em desgraça no âmbito desta campanha de limpeza lançada por Xi.

Segundo a agência oficial Xinhua, o general Xu é acusado de abuso de poder por favorecer a promoção de algumas pessoas próximas e de aceitar subornos.

Os outros três integrantes expulsos são Jiang Jiemin, ex-chefe da poderosa Comissão de Controle e Administração de Bens Públicos, Li Dongsheng, ex-vice-ministro de Segurança Pública, e Wang Yongchun, ex-vice-presidente do gigante petrolífero estatal China National Petroleum Corp (CNPC).

Estes últimos são considerados próximos a Zhou, que semana a semana vê os serviços anticorrupção do regime estreitarem o cerco ao seu redor, depois de ter sido durante dez anos um funcionário político crucial do governo chinês.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCorrupçãoEscândalosFraudesXi Jinping

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'