Mundo

Paulo Bernardo será o novo ministro das Comunicações

O nome de Bernardo já estava sendo cogitado desde a última semana para ficar à frente da pasta

Paulo Bernardo, ministro do Planejamento: ele assumirá a pasta de Comunicações (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Paulo Bernardo, ministro do Planejamento: ele assumirá a pasta de Comunicações (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2010 às 17h43.

A presidente eleita, Dilma Rousseff, definiu e anunciou ao PMDB o novo nome para o Ministério das Comunicações de seu governo. Será Paulo Bernardo, atual ministro do Planejamento. Com a saída de José Artur Filardi, ex-chefe de gabinete de Hélio Costa (PMDB), o partido do vice presidente eleito, Michel Temer, perde uma importante pasta de sua cota partidária e já começa a brigar por novos cargos.

O Ministério das Cidades, atualmente controlado pelo PP, é o mais cobiçado pelo PMDB para fazer a compensação pelo Ministério das Comunicações. Temer quer alguém de sua cota pessoal para o cargo e, dessa forma, Moreira Franco, dirigente nacional do PMDB, é o mais cotado para assumir a pasta. Durante o segundo turno, Franco integrou a coordenação de campanha de Dilma Rousseff e caiu nas graças de diversos petistas.

O Ministério de Minas e Energia também estará nas mãos do PMDB, com a volta de Edison Lobão, que também é do agrado da presidente eleita. O novo ministério, que cuidará de portos e aeroportos no futuro governo Dilma, também está na mira dos peemedebistas. O nome de Bernardo já estava sendo cogitado desde a última semana para ficar à frente da pasta de Comunicações, quando o ministro visitou a Granja do Torto, residência provisória da presidente eleita, e saiu afirmando que Dilma havia o convidado para permanecer no governo.

“Foi um convite genérico”, disse à época. Miriam Belchior já foi oficializada como a nova ministra do Planejamento, no lugar de Paulo Bernardo.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaPolíticaTelecomunicações

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia