Mundo

Paulo Bernardo é o mais cotado para Casa Civil

Antes considerada favorita para a vaga, Miriam Belchior disse que `não acha uma boa´ assumir o cargo

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo  (Arquivo)

O atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O nome do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, passou a ser o mais cotado para substituir Erenice Guerra na Casa Civil. A remoção de Bernardo, titular do Ministério do Planejamento desde o primeiro governo de Lula, para a Casa Civil poderia servir de treinamento para que ele seja mantido no cargo caso a petista Dilma Rousseff vença a eleição.

Outro nome cotado para o cargo é o de Miriam Belchior, atual gerente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas Miriam deixou claro que não quer assumir o posto-tampão. Ela disse ontem que se depender dela fica onde está. “Não acho uma boa (assumir a titularidade da Casa Civil).”

De acordo com auxiliares do presidente Lula e de coordenadores da campanha de Dilma, se Bernardo sair do Planejamento a pasta não sofrerá abalos, visto que é muito afinada com o Palácio do Planalto. Poderá ser ocupada por qualquer um dos principais auxiliares diretos do ministro, como o secretário executivo João Bernardo Bringel.

Ex-deputado e ex-relator da Comissão de Orçamento do Congresso, Bernardo tem a favor de si a facilidade de negociar com deputados e senadores, o que é exigido de quem ocupa a Casa Civil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre o governo

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGovernoPolítica

Mais de Mundo

Suécia endurecerá legislação sobre armas após tiroteio com 11 mortos

Payroll: EUA criam 143 mil empregos em janeiro, abaixo do esperado

Famílias de reféns insistem para que Netanyahu negocie 2ª fase da trégua em Gaza

Governo Trump processa Chicago por dificultar trabalhos de deportação