Mundo

Site registra denúncias contra propaganda eleitoral irregular

São Paulo - O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo vai disponibilizar, a partir desta terça-feira (27), um serviço online de denúncia de propaganda eleitoral antecipada ou irregular. No site do TRE (www.tre-sp.gov.br), o cidadão poderá denunciar a existência de propaganda eleitoral irregular em vias públicas, em cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, estabelecimentos comerciais, outdoors, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

São Paulo - O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo vai disponibilizar, a partir desta terça-feira (27), um serviço online de denúncia de propaganda eleitoral antecipada ou irregular.

No site do TRE (www.tre-sp.gov.br), o cidadão poderá denunciar a existência de propaganda eleitoral irregular em vias públicas, em cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, estabelecimentos comerciais, outdoors, cartazes, faixas e até pichações. Já propagandas divulgadas em rádio, televisão, jornais, revistas, internet e distribuição de brindes devem ser denunciadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral.

Segundo nota do TRE, a denúncia feita no site será encaminhada para o juiz eleitoral do município onde a propaganda foi observada, que vai avaliar se houve ou não a irregularidade. Constatada a irregularidade, o responsável pela propaganda deverá retirá-la do local no prazo de 48 horas. Se cumprir a determinação, o procedimento é arquivado. Caso contrário, a ocorrência é levada ao Ministério Público Eleitoral.

A multa por propaganda irregular varia de 2 mil a 25 mil reais. A tramitação do processo poderá ser acompanhada pelo denunciante por meio do site do TRE.

 

A legislação eleitoral brasileira determina que as propagandas eleitorais só poderão ser veiculadas a partir do dia 6 de julho deste ano.

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010FiscalizaçãoPolítica no Brasil

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'