Mundo

Partidos a favor da destituição de Lugo somam 85% dos votos

Das 2.391.760 pessoas que votaram, mais de dois milhões de elegeram o Partido Colorado, o Partido Liberal, o partido Unace e o partido Pátria Querida


	O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo: os grupos que votaram a favor da destituição de Lugo também obtiveram apoio significativo no Legislativo, com 119 lugares.
 (Norberto Duarte/AFP)

O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo: os grupos que votaram a favor da destituição de Lugo também obtiveram apoio significativo no Legislativo, com 119 lugares. (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 17h03.

Assunção - Os partidos que apoiaram a destituição do ex-presidente Fernando Lugo, em 22 junho de 2012, receberam 85% dos votos na eleição de domingo passado no Paraguai, informou o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), com base nas mais recentes estatísticas.

Das 2.391.760 pessoas que votaram, mais de dois milhões de elegeram o Partido Colorado, o Partido Liberal, o partido Unace e o partido Pátria Querida. Os senadores e deputados dessas formações votaram por unanimidade para derrubar Lugo em um processo de impeachment, acusando-o de "mau desempenho de suas funções".

A decisão do Congresso paraguaio não foi bem recebida por parte dos governos da região, que excluíram o Paraguai do Mercosul e da Unasul.

Na última eleição, Lugo garantiu um assento no Senado pelo partido Frente Guasú (Frente Grande), depois de uma campanha em que rotulou de "golpistas" aqueles que o derrubaram do poder.

Os grupos que votaram a favor da destituição de Lugo também obtiveram apoio significativo no Legislativo: 119 lugares.

O partido Frente Guasú, com Lugo no comando, ganhou quatro assentos no Senado, de um total de 45.

O movimento Avança País, oriundo de uma divisão da Frente Guasú, ganhou dois assentos no Senado e dois na Câmara.

Os candidatos presidenciais que apoiaram a tese de "golpe", em referência à destituição de Lugo, Anibal Carrillo da Frente Guasú, Mario Ferreiro do Avança País e Lilian Soto da coalizão Kuña Pirendá, juntos totalizaram 223.821 votos, ou 9% de total.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticaAmérica LatinaParaguaiFernando Lugo

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra