Mundo

Partido oficializa Putin como candidato à presidência russa

Atual primeiro-ministro foi confirmado para tentar voltar ao cargo que ocupou até 2008; eleições acontecem no ano que vêm

Medvedev e Putin deve trocar de cargos na eleição (Sergei Karpukhin/afp)

Medvedev e Putin deve trocar de cargos na eleição (Sergei Karpukhin/afp)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2012 às 19h48.

Moscou - O partido Rússia Unida, no poder, proclamou nesta sexta-feira o primeiro-ministro, Vladimir Putin, como candidato à eleição presidencial de março de 2012, em uma declaração ao povo russo publicada em seu site.

"Rússia Unida propõe seu líder, o presidente do partido, Vladimir Vladimirovich Putin, para o cargo de presidente da Rússia", declarou o partido no texto.

A declaração confirma o anúncio feito em 24 de setembro, dia no qual o atual chefe de Estado, Dimitri Medvedev, propôs ao partido apoiar a candidatura presidencial de Putin. Medvedev aceitou por sua vez dirigir a lista da Rússia Unida nas legislativas de dezembro, para se tornar primeiro-ministro.

"Contamos com vocês para apoiar nosso partido e nossos líderes, e estamos certos de nossa vitória", destaca Rússia Unida.

Vladimir Putin, presidente durante dois mandatos (2000-2008), designou então Dmitri Medvedev para sucedê-lo no Kremlin, já que a Constituição lhe proibia apresentar-se a um terceiro mandato consecutivo.

Uma reforma constitucional adotada em 2008 aumentou a duração do mandato presidencial de quatro para seis anos a partir de 2012.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaPolíticaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia