Mundo

Partido governista vence eleição em Tóquio

Como a assembleia está sendo considerada um indicador do suporte nacional aos partidos, o resultado aumenta a chance de Abe assumir o controle da Câmara Alta


	A agência diz que o partido de coalizão garantiu 82 assentos na assembleia composta por 127 cadeiras
 (Toru Yamanaka/AFP)

A agência diz que o partido de coalizão garantiu 82 assentos na assembleia composta por 127 cadeiras (Toru Yamanaka/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2013 às 13h49.

Tóquio - O Partido Liberal Democrático (PLD), que governo o Japão, e os partidos de sua coalizão obtiveram importante vitória nas eleições para a assembleia de Tóquio, dando impulso ao primeiro-ministro, Shinzo Abe, um mês antes das eleições nacionais para a Câmara Alta do Parlamento.

O PLD e seu pequeno aliado, o New Komeito, obtiveram maioria na Assembleia Metropolitana de Tóquio pela primeira vez desde 2009, segundo projeções finais do serviço de informações nacional NHK. A agência diz que o partido de coalizão garantiu 82 assentos na assembleia composta por 127 cadeiras. O principal partido de oposição, Partido Democrático do Japão, que detinha 43 assentos, irá agora ocupar apenas 15.

Como a assembleia está sendo considerada um indicador do suporte nacional aos partidos, o resultado aumenta a chance de Abe assumir o controle da Câmara Alta. Embora já controle a Camara Baixa, de maiores poderes, o primeiro-ministro depende da oposição para ter leis aprovadas na Câmara Alta, onde é minoria. Fonte: Dow Jones Newswire.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoEleições

Mais de Mundo

Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço

UE avalia plano para reduzir dependência de terras raras da China

Buenos Aires tem dilúvio na véspera de eleições decisivas para Milei

Trump diz que pode reduzir as tarifas ao Brasil sob 'certas circunstâncias'