Mundo

Partido governante perde eleições para Senado japonês, segundo TV pública

Tóquio - O Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, perdeu as eleições para metade das 242 cadeiras do Senado e, com isso, a maioria na casa, segundo a rede de televisão pública "NHK". Faltando atribuir 14 das 121 cadeiras em disputa, o PD teria obtido 40 senadores e seguramente não chegará a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2010 às 13h33.

Tóquio - O Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, perdeu as eleições para metade das 242 cadeiras do Senado e, com isso, a maioria na casa, segundo a rede de televisão pública "NHK".

Faltando atribuir 14 das 121 cadeiras em disputa, o PD teria obtido 40 senadores e seguramente não chegará a 50 - a legenda precisaria de 56 para manter o controle no Senado.

As eleições de hoje foram as primeiras no Japão desde que o PD arrasou os liberal-democratas no pleito geral de setembro do ano passado, conseguindo maioria absoluta na Câmara Baixa.

Os japoneses vão às urnas a cada três anos para eleger metade dos senadores, cujo mandato é de seis anos.

Este foi o primeiro teste eleitoral para o primeiro-ministro Kan, no cargo desde 8 de junho depois da renúncia de Yukio Hatoyama, que deixou o poder devido à queda de popularidade ocorrida por não cumprir a promessa de tirar a base americana de Okinawa, no sul do Japão. EFE.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesJapãoPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos