Mundo

Partido Democrata ordena a revisão do resultado do caucus em Iowa

A decisão vem depois de problemas na divulgação do resultado do caucus, que aconteceu na segunda-feira. Buttigieg e Sanders estão quase empatados

Eleitores de Bernie Sanders no caucus em Iowa (Brian Snyder/Reuters)

Eleitores de Bernie Sanders no caucus em Iowa (Brian Snyder/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 15h39.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2020 às 15h53.

São Paulo – Depois de dias de tensão e confusão, o presidente do diretório nacional do Partido Democrata, Tom Perez, ordenou que o braço estadual do partido em Iowa (Estados Unidos) faça a revisão do resultado do caucus, comparando os votos com os relatórios de cada um dos locais de votação.

A decisão vem depois de problemas na divulgação do candidato vencedor do caucus, realizado na última segunda-feira (03). O processo não havia sido concluído até a tarde desta quinta-feira (06). “Chega”, escreveu Perez, “para garantir a confiança dos eleitores nos resultados, estou ordenando que o Partido Democrata em Iowa faça a recontagem dos votos”, disse ele, “e continuarão a reportar os resultados”, finalizou.

Até o momento, Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend (Indiana), e Bernie Sanders, senador do estado de Vermont, estão praticamente empatados, com o novato mantendo uma leve vantagem (26,2% contra 26,1%). Elizabeth Warren seguia em terceiro (18,2%) e o ex-vice-presidente Joe Biden, favorito em âmbito nacional, aparecia em quarto (15,8%).

O caucos em Iowa é uma das prévias mais importantes do Partido Democrata. Desde 1996, todos os candidatos democratas vencedores nesse estado acabaram levando a nomeação do partido na convenção nacional, que neste ano acontece em julho de 2020.

Acompanhe tudo sobre:Bernie SandersDonald TrumpElizabeth WarrenEstados Unidos (EUA)Joe BidenPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia