Mundo

Partido de Maduro vence eleições municipais na Venezuela

Segundo dados preliminares, o Partido Socialista Unido da Venezuela venceu em 41 dos 42 municípios em que o resultado já era conhecido

Nicolás Maduro: em outubro, nas eleições para governador, chavistas venceram em 18 de 23 Estados (Foto/Reuters)

Nicolás Maduro: em outubro, nas eleições para governador, chavistas venceram em 18 de 23 Estados (Foto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 06h49.

Caracas - As eleições municipais deste domingo, 10, na Venezuela terminaram com a vitória de candidatos chavistas na maioria das capitais estaduais e nas principais cidades do país, segundo os primeiros resultados oficiais.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Nicolás Maduro, venceu em 41 dos 42 municípios em que o resultado já era conhecido no início da madrugada desta segunda-feira, 11 - houve eleições nas 335 cidades venezuelanas. Redutos importantes para a oposição, como Maracaibo e Sucre, registraram vitórias de aliados de Maduro.

Três dos quatro principais partidos oposicionistas boicotaram o pleito, que consideraram fraudulento. Maduro reagiu ao movimento da oposição afirmando que os partidos que não se apresentaram para as eleições municipais não poderão participar de outros pleitos. O líder chavista considerou o resultado das urnas "extraordinário".

Cerca de 47% dos eleitores compareceram às urnas. Quatro anos atrás, o comparecimento foi de 58%. A redução na participação é um reflexo do boicote da oposição, segundo analistas locais.

O pleito municipal é a última mobilização do eleitorado antes das eleições presidenciais do ano que vem, na qual Maduro deve disputar um novo mandato de seis anos. Ainda não há data definida para a disputa presidencial.

Em outubro, nas eleições para governador, chavistas venceram em 18 de 23 Estados, em meio a denúncias de irregularidades e compras de votos.

A Venezuela vive uma severa crise econômica, com inflação em descontrole e desabastecimento de alimentos e remédios.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroEleições

Mais de Mundo

Roubo no Louvre foi cometido por criminosos de pequeno porte, diz promotora

EUA não planejam explosões nucleares neste momento, diz secretário de energia

'Xi entende as consequências se tentar invadir Taiwan', diz Trump sobre possível ataque

Desfiles, luzes e celebração: como o México comemora o Dia dos Mortos?