Mundo

Partido de Chávez diz que presidente dá instruções em Cuba

"O presidente está consciente, em companhia de seus parentes e do alto comando político que se encontra lá recebendo instruções de seu comandante-em-chefe", disse o PSUV


	Hugo Chávez: Chávez está em Havana se recuperando da delicada operação à qual se submeteu em 11 de dezembro para combater a reincidência de um câncer
 (AFP)

Hugo Chávez: Chávez está em Havana se recuperando da delicada operação à qual se submeteu em 11 de dezembro para combater a reincidência de um câncer (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2013 às 19h55.

Caracas - Dirigentes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do qual Hugo Chávez faz parte, afirmaram nesta segunda-feira que o "alto comando político" do país está recebendo instruções do presidente do país em Cuba, onde ele está internado na há mais de um mês.

"O presidente está consciente, em companhia de seus parentes e do alto comando político que se encontra lá (em Cuba) recebendo instruções de seu comandante-em-chefe", afirmou o chefe de imprensa do PSUV, Jorge Rodríguez, em entrevista coletiva .

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; o ministro de Mineração e Petróleo, Rafael Ramírez; o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e a procuradora geral, Cilia Flores, estão em Cuba, segundo informações da imprensa oficial cubana.

Chávez está em Havana se recuperando da delicada operação à qual se submeteu em 11 de dezembro para combater a reincidência de um câncer detectado em sua região pélvica em junho de 2011.

Rodríguez comemorou as informações sobre a saúde de Chávez divulgadas neste domingo pelo Diário Oficial, que indicam que o governante superou uma infecção pulmonar, melhora favoravelmente e está consciente.

O dirigente governista, acompanhado de dois governadores chavistas, pediu aos militantes que se mantenham alertas e nas ruas, e convocou uma grande manifestação para o dia 23 de janeiro, no qual na Venezuela é comemorada a queda da ditadura de Marcos Pérez Jiménez (1952-1958). Também para esta data, a oposição marcou manifestações.

Chávez, que está no poder desde 1999 e foi reeleito no pleito de outubro de 2012 para o mandato 2013-2019, não tomou posse no último dia 10 como determinava a Constituição por causa de seu estado de saúde, embora o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela tenha aprovado um dia antes dessa data a postergação do ato e a continuidade de seu governo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise políticaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump ameaça Rússia com sanções e desmantela programas de diversidade

‘Frear a migração’ será a prioridade de chefe da diplomacia dos EUA na relação com a América Latina

Advogados do presidente afastado sul-coreano denunciam pressão para depoimento

FMI alerta para produtividade ‘decepcionante’ da economia global, com exceção dos EUA