Mundo

Partidos da Alemanha desejam excluir Grécia do euro

União Social-Cristã e a União Democrata-Cristã, partido da chanceler Angela Merkel, querem excluir os países que não conseguem quitar suas dívidas

Partidos se chocam diretamente com a política de Merkel, partidária de manter a Grécia no euro a todo custo (Jamie McDonald/Getty Images)

Partidos se chocam diretamente com a política de Merkel, partidária de manter a Grécia no euro a todo custo (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2011 às 19h04.

Berlim - A governamental União Social-Cristã (CSU) da Baviera, junto com a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler federal alemã, Angela Merkel, deseja excluir da União Monetária os países que não consigam controlar sua dívida.

"Se apesar de todos seus esforços os gregos não o conseguem, não se deve excluir esta reflexão", afirmou o presidente da CSU e primeiro-ministro da Baviera, Horst Seehofer, em declarações neste domingo à noite à rede pública de televisão ZDF.

A CSU incluirá essa proposta entre as iniciativas que tratará o congresso ordinário do partido que será realizado no começo de outubro, apesar de chocar diretamente com a política de Merkel, partidária de manter a Grécia no euro a todo custo.

Volker Kauder, chefe do grupo parlamentar da CDU, advertiu no entanto, também em declarações na televisão, que a exclusão da Grécia do euro é impossível legalmente, por isso que "só deveríamos discutir sobre o que é possível".

No entanto, também nas do Partido Liberal (FDP), parceiro menor da coalizão de Merkel, também se trabalha com a alternativa de permitir a quebra do Estado grego.

"Para estabilizar o euro não deve haver a curto prazo tabus na hora de refletir", afirma, em artigo publicado hoje por Die Welt, o ministro federal de Economia e líder dos liberais, Philipp Rösler, que não descarta uma declaração de insolvência ordenada por parte da Grécia para resgatar o euro.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise econômicaCrise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaGréciaPaíses ricosPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia