Mundo

Participação nas eleições francesas chega a 71,96% no meio da tarde local

Esta porcentagem é ligeiramente superior aos 70,59% registrados na mesma hora do primeiro turno, realizado no dia 22 de abril passado

Os primeiros resultados oficiais de hoje não serão conhecidos até o fechamento das urnas às 20h locais (15h de Brasília) (Martin Bureau/AFP)

Os primeiros resultados oficiais de hoje não serão conhecidos até o fechamento das urnas às 20h locais (15h de Brasília) (Martin Bureau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2012 às 13h18.

Paris, 6 mai (EFE).- A participação no segundo turno das eleições presidenciais francesas chegou a 71,96% na França metropolitana (parte europeia do país) às 17h locais (meio-dia de Brasília), informou o Ministério do Interior.

Esta porcentagem é ligeiramente superior aos 70,59% registrados na mesma hora do primeiro turno, realizado no dia 22 de abril passado, mas inferior ao do mesmo horário do segundo turno das eleições presidenciais anteriores, disputadas em 2007 entre o conservador Nicolas Sarkozy e a socialista Ségolène Royal, quando foi de 75,11%.

Os primeiros dados divulgados nesta manhã indicavam que, ao meio-dia local (7h de Brasília), 30,66% dos eleitores já haviam votado, 2,37 pontos percentuais a mais que duas semanas atrás.

Compareceram às urnas no primeiro turno 35.883.209 eleitores, do total de 46,02 milhões de pessoas inscritas nas listas. Por isso, a taxa de abstenção final foi de 22,04%, segundo a ratificação do Conselho Constitucional.

Nesta ocasião, segundo uma primeira estimativa antecipada pelo instituto de pesquisa CSA para diversos meios de comunicação franceses, espera-se uma abstenção de 18% ao término da jornada.

Os primeiros resultados oficiais de hoje não serão conhecidos até o fechamento das urnas às 20h locais (15h de Brasília), mas todas as pesquisas divulgadas até o término da campanha na sexta-feira passada consideravam como favorito o socialista François Hollande, com uma diferença de quatro pontos em relação a Sarkozy, que busca a reeleição. EFE

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaFrançaFrançois HollandeNicolas SarkozyPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia