Mundo

Parlamento ucraniano dissolve legislativo da Crimeia

A decisão foi adotada com os votos de 278 dos 296 deputados presentes no parlamento ucraniano


	Um membro de uma unidade pró-Rússia de autodefesa na Crimeia: as autoridades ignoram as decisões da Ucrânia e têm tudo pronto para o referendo sobre sua anexação à Rússia
 (Vasily Fedosenko/Reuters)

Um membro de uma unidade pró-Rússia de autodefesa na Crimeia: as autoridades ignoram as decisões da Ucrânia e têm tudo pronto para o referendo sobre sua anexação à Rússia (Vasily Fedosenko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2014 às 09h43.

Kiev - O Conselho Superior da Ucrânia dissolveu neste sábado o Legislativo da república autônoma da Crimeia, que convocou para este domingo um referendo sobre sua anexação à Rússia.

A decisão, que entrou em vigor de maneira imediata, foi adotada com os votos de 278 dos 296 deputados presentes no parlamento ucraniano.

A resolução do Conselho Superior afirma que a cessação antecipada das faculdades do Legislativo autônomo é adotada em consideração à sentença do Tribunal Constitucional da Ucrânia, que na sexta-feira declarou inconstitucional o referendo convocado pela Crimeia sobre sua integração à Rússia.

Além disso, o tribunal ordenou a interrupção da atividade de todas as comissões eleitorais que preparam a consulta na república autônoma e proibiu as autoridades locais de financiarem a votação.

Alheias às decisões que são tomadas em Kiev, as autoridades da Crimeia têm tudo pronto para o referendo, no qual a população deverá decidir se se integram à Rússia ou se mantêm na Ucrânia. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher