Mundo

Parlamento ucraniano dissolve legislativo da Crimeia

A decisão foi adotada com os votos de 278 dos 296 deputados presentes no parlamento ucraniano


	Um membro de uma unidade pró-Rússia de autodefesa na Crimeia: as autoridades ignoram as decisões da Ucrânia e têm tudo pronto para o referendo sobre sua anexação à Rússia
 (Vasily Fedosenko/Reuters)

Um membro de uma unidade pró-Rússia de autodefesa na Crimeia: as autoridades ignoram as decisões da Ucrânia e têm tudo pronto para o referendo sobre sua anexação à Rússia (Vasily Fedosenko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2014 às 09h43.

Kiev - O Conselho Superior da Ucrânia dissolveu neste sábado o Legislativo da república autônoma da Crimeia, que convocou para este domingo um referendo sobre sua anexação à Rússia.

A decisão, que entrou em vigor de maneira imediata, foi adotada com os votos de 278 dos 296 deputados presentes no parlamento ucraniano.

A resolução do Conselho Superior afirma que a cessação antecipada das faculdades do Legislativo autônomo é adotada em consideração à sentença do Tribunal Constitucional da Ucrânia, que na sexta-feira declarou inconstitucional o referendo convocado pela Crimeia sobre sua integração à Rússia.

Além disso, o tribunal ordenou a interrupção da atividade de todas as comissões eleitorais que preparam a consulta na república autônoma e proibiu as autoridades locais de financiarem a votação.

Alheias às decisões que são tomadas em Kiev, as autoridades da Crimeia têm tudo pronto para o referendo, no qual a população deverá decidir se se integram à Rússia ou se mantêm na Ucrânia. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica