Mundo

Parlamento sul-coreano pede medidas contra Pyongyang

Iniciativa do partido governista, aprovada em plenário, lembra que ataque à ilha de Yeongpyeong viola o armistício do fim da Guerra da Coreia

O presidente sul-coreano Lee Myung-Bak: Legislativo quer alertar o mundo sobre o Norte (Getty Images)

O presidente sul-coreano Lee Myung-Bak: Legislativo quer alertar o mundo sobre o Norte (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 07h42.

Seul - O parlamento da Coreia do Sul solicitou ao Governo nesta quinta-feira medidas contundentes para prevenir futuras provocações da Coreia do Norte, após condenar o ataque que na terça causou a morte de quatro pessoas na ilha sul-coreana de Yeongpyeong.

Os pedidos fazem parte de uma resolução, apresentada por iniciativa do partido governista, que foi aprovada nesta quinta-feira no plenário sul-coreano com 261 votos a favor, só um contra e nove abstenções, informou a agência local "Yonhap".

O texto destaca que a "provocação militar armada" da Coreia do Norte viola o armistício firmado ao fim da Guerra da Coreia (1950-1953), e solicita ao regime de Kim Jong-il que cesse as provocações e se desculpe pelo ataque.

O documento também insta o Governo de Seul a reagir com rapidez e firmeza perante qualquer futura provocação norte-coreana e a prosseguir em seus esforços diplomáticos para informar a comunidade internacional sobre a situação.

O ataque norte-coreano sobre a ilha de Yeonpyeong, um dos mais graves desde o fim da Guerra da Coreia, causou a morte de dois civis e dois militares, além de ter deixado 18 feridos, sendo cinco em estado grave.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaGuerrasCoreia do Sul

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher