Mundo

Parlamento se reúne para decidir sobre novo governo

Primeiro-ministro iraquiano se comprometeu a resolver as divergências entre o governo central e a região autônoma do Curdistão

Forças e líderes iraquianos: negociações no Iraque para formar um governo de união depois de anos de profundas divisões prosseguiam nesta segunda-feira (Azhar Shallal/AFP)

Forças e líderes iraquianos: negociações no Iraque para formar um governo de união depois de anos de profundas divisões prosseguiam nesta segunda-feira (Azhar Shallal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 16h34.

Bagdá - O Parlamento iraquiano está reunido nesta segunda-feira à noite (hora local) para se pronunciar sobre um novo governo de união proposto pelo primeiro-ministro Haudar al-Abadi, em um passo considerado crucial para deter a ofensiva jihadista que ameaça o país.

Os deputados curdos participam da reunião, depois de terem se negado em um primeiro momento, segundo um correspondente da AFP.

O primeiro-ministro se comprometeu a resolver as divergências entre o governo central e a região autônoma do Curdistão.

"Meu governo se compromete a resolver todas as questões pendentes", ressaltou Abadi ao Parlamento.

Substituindo o contestado Nuri al-Maliki, Haidar al-Abadi foi nomeado em 11 de agosto para formar um novo governo em meio à ofensiva dos jihadistas sunitas do Estado Islâmico (EI).

A comunidade internacional, que tenta ajudar o Iraque a combater o EI, exige um governo que reúna todas as forças políticas do país. Maliki é acusado de dar combustível à ofensiva jihadista com sua política autoritária e de marginalização da minoria sunita.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoGovernoIraqueIslamismo

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'