Mundo

Parlamento escocês dá sinal verde ao casamento gay

A lei já aprovou para a Inglaterra e Gales no ano passado, recebeu 105 votos favoráveis e 18 contra em seu último trâmite em Holyrood (Edimburgo)


	Casal: "O dia de hoje será recordado na história como o dia no qual lésbicas, gays e bissexuais viram finalmente reconhecida sua igualdade legal completa na Escócia", afirmou Tom French
 (Getty Images)

Casal: "O dia de hoje será recordado na história como o dia no qual lésbicas, gays e bissexuais viram finalmente reconhecida sua igualdade legal completa na Escócia", afirmou Tom French (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 16h57.

Londres - O Parlamento escocês aprovou nesta terça-feira a lei do casamento gay que permitirá as uniões civis e em alguns casos religiosas entre casais do mesmo sexo.

A chamada Lei do Casamento e das Uniões Civis, similar ao texto legislativo que o Parlamento de Westminster já aprovou para a Inglaterra e Gales no ano passado, recebeu 105 votos favoráveis e 18 contra em seu último trâmite em Holyrood (Edimburgo).

A lei exime de celebrar esse tipo de uniões os credos que se oponham a eles, como a igreja protestante da Escócia e a católica, mas cada igreja poderá "optar" a realizar os casamentos gays.

"Sempre sustentamos que no fundo deste debate reside uma questão simples: o casamento só tem a ver com o amor", afirmou o ministro da Saúde escocês, o nacionalista Alex Neil.

Até agora, as pessoas do mesmo sexo já contavam com a opção de registrar-se como casais civis na Escócia, apesar de o governo do independentista Partido Nacional Escocês considerar que a lei aprovada hoje era um "importante passo adiante para a igualdade".

Enquanto os deputados debatiam em Holyrood a aprovação do texto, ativistas a favor do casamento homossexual se manifestavam na frente do Parlamento e comemoravam uma aprovação que parecia assegurada, uma vez que a lei já tinha passado por uma primeira votação parlamentar, em novembro passado, na qual recebeu 98 votos a favor e 15 contra.

"O dia de hoje será recordado na história como o dia no qual lésbicas, gays e bissexuais viram finalmente reconhecida sua igualdade legal completa na Escócia", afirmou Tom French, coordenador do grupo escocês Rede de Igualdade.

Acompanhe tudo sobre:EscóciaFamíliaGaysLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado