Mundo

Parlamento da UE diz que vai decidir sobre acordo do Brexit em 2021

As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido se encerraram nesta quinta-feira, 24, uma semana antes do país sair do bloco

Bandeiras da União Europeia | Foto: Yves Herman/File Photo/ via Getty Images (Yves Herman/File Photo/Reuters)

Bandeiras da União Europeia | Foto: Yves Herman/File Photo/ via Getty Images (Yves Herman/File Photo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de dezembro de 2020 às 15h22.

Última atualização em 24 de dezembro de 2020 às 17h05.

O Parlamento Europeu disse na quinta-feira que analisará em detalhes o acordo comercial pós-Brexit fechado pela União Europeia e pelo Reino Unido antes de decidir se aprovará o acordo no novo ano.

Os dois lados chegaram a um acordo apenas sete dias antes da saída britânica de um dos maiores blocos comerciais do mundo, na mudança global mais significativa do país desde a queda do império.

"O Parlamento Europeu vai agora analisar o acordo em detalhes antes de decidir se dará o consentimento no novo ano", disse o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, em um comunicado.

Sassoli afirmou que o Parlamento foi "claro desde o início sobre nossas linhas vermelhas" e trabalhou em estreita colaboração com o negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, durante as conversações, mas disse que a aprovação do Parlamento não estava garantida.

"Se o Parlamento Europeu decidir aprovar o acordo, monitorará de perto como ele será implementado", disse ele.

Líderes dos grupos políticos no Parlamento se reunirão em 28 de dezembro para discutir o resultado das negociações UE-Reino Unido, disse um porta-voz no Twitter. A presidente-executiva da UE, Ursula von der Leyen, e Barnier foram convidados para a reunião.

"Estamos prestes a encerrar a saga sem fim do Brexit, mas ainda não chegamos lá. O Parlamento Europeu vai demorar antes de finalmente aprovar o texto", disse Manfred Weber, presidente do maior grupo de legisladores do Parlamento no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo