Mundo

Parlamento da Ucrânia ratifica planos de integração à UE

Rada Suprema da Ucrânia aprovou os planos de integração do país à União Europeia


	O presidente interino da Ucrânia, Aleksander Turchinov: "o rumo em direção à integração europeia se reatou"
 (Alex Kuzmin/Reuters)

O presidente interino da Ucrânia, Aleksander Turchinov: "o rumo em direção à integração europeia se reatou" (Alex Kuzmin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 09h45.

Kiev - A Rada Suprema (parlamento) da Ucrânia aprovou nesta quinta-feira os planos de integração do país à União Europeia (UE), e pediu que o primeiro-ministro Arseni Yatseniuk assine o mais breve possível o acordo de associação com Bruxelas.

"O rumo em direção à integração europeia se reatou", declarou o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, logo após a resolução ser aprovada por 252 dos 345 deputados registrados na votação.

Além disso, o parlamento recomendou que Turchinov convoque a UE a "utilizar todas as ferramentas de influência sobre a Federação Russa devido às ações que ameaçam a paz, a soberania, a independência e integridade territorial da Ucrânia".

Hoje mesmo, o Legislativo aprovou uma resolução na qual pede à ONU que debata com urgência a situação criada na república autônoma da Crimeia após o "ato de agressão" realizado pela Rússia.

O documento afirma que, "apesar da moderação e contenção dos órgãos de poder e das Forças Armadas da Ucrânia, a situação na Crimeia continua se deteriorando devido às ações por parte das Forças Armadas da Rússia e sua Frota do Mar Negro".

"Na prática, trata-se de um ato de agressão não provocado da Federação Russa contra a Ucrânia", argumenta a resolução.

Em função disto, a Rada pediu que o organismo mundial examine com urgência a situação na Crimeia criada pelas flagrantes violações pela Rússia dos "princípios fundamentais do direito internacional contidos na Carta da ONU".

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEuropaUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo