Mundo

Parlamento dá a Chávez o tempo necessário para recuperação

Oposição, por outro lado, ratificou proposta de que o presidente da Assembleia Nacional assuma o comando do país na ausência de Chávez

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 22h41.

Caracas - A Assembleia Nacional da Venezuela (Parlamento) autorizou nesta terça-feira o presidente Hugo Chávez a dispor de "todo o tempo necessário" para tratar de sua saúde em Cuba e exortou as instituições a agirem segundo a Constituição perante a ausência do governante para jurar um novo mandato nesta quinta-feira.

"Presidente Chávez, esta honorável Assembleia concede ao senhor todo o tempo que necessite para atender sua doença e retornar à Venezuela quando a causa sobrevinda tiver desaparecido", disse hoje o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, ao encerrar o plenário no qual se discutiu a ausência do líder, reeleito no pleito de outubro passado.

Cabello leu perante os deputados uma carta enviada pelo vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na qual anunciava que Chávez não poderá estar presente no ato de posse de seu novo mandato e que pediu para assumir, de acordo com o artigo 231 da Constituição, posteriormente perante o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

Durante a sessão, a oposição ratificou a proposta de que, diante da ausência do chefe de Estado, Cabello assuma a Presidência, hipótese que foi descartada pelo Governo, que considera o juramento apenas uma 'formalidade'.

"Em nenhum lugar a Constituição diz que o presidente da Assembleia tomará posse do cargo em caso de ausência temporária. A Carta Magna só se refere à falta absoluta", apontou Cabello.

Durante o debate, a Assembleia aprovou um pronunciamento no qual respalda e ratifica "a expressão soberana do povo" que reelegeu Chávez no pleito de 7 de outubro. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerCubaDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado

Novas tarifas sobre Canadá, China e México poderão gerar alta de 1,2% nos preços nos EUA