Mundo

Parlamento canadense aprova projeto de legalização da maconha

O texto foi aprovado por 205 votos contra 82 e foi enviado ao Senado; espera-se que a legislação se torne efetiva no início de setembro.

Maconha: Após ser sancionado, o projeto fará do Canadá o primeiro país do G7 a permitir o consumo livre desta droga. (Fabio Teixeira/Divulgação)

Maconha: Após ser sancionado, o projeto fará do Canadá o primeiro país do G7 a permitir o consumo livre desta droga. (Fabio Teixeira/Divulgação)

A

AFP

Publicado em 18 de junho de 2018 às 22h23.

Os deputados canadenses aprovaram nesta segunda-feira (18) o projeto de lei para legalizar a maconha, que fará do Canadá o primeiro país do G7 a permitir o consumo livre desta droga.

O texto legislativo foi aprovado por 205 votos contra 82 e foi enviado ao Senado, que o havia alterado. De acordo com a Constituição do Canadá, o Senado pode atrasar a aprovação de um projeto de lei, mas não bloqueá-lo.

Uma vez que a câmara alta o aprove, este deverá receber a sanção real (assinatura do decreto de aplicação). Espera-se que a legislação se torne efetiva no início de setembro.

Na semana passada o governo liberal havia rejeitado 13 das 46 emendas propostas pelo Senado, que havia aprovado o projeto de lei na semana anterior, depois de sete meses de estudos.

Uma destas emendas teria deixado para as províncias a opção de proibir o cultivo da cannabis em casa, como querem fazer em Manitoba e Quebec. Mas o governo se opôs fortemente a isso.

"Reconhecemos que há diversas perspectivas em todo o país, mas fizemos os estudos e as consultas em relação ao cultivo em casa", declarou naquele momento o primeiro-ministro, Justin Trudeau, ao justificar a decisão do governo de autorizar o cultivo de quatro plantas de maconha por pessoa.

"Em três anos, poderemos revisar o que funciona e o que não funciona" na lei, disse.

Acompanhe tudo sobre:CanadáMaconhaJustin Trudeau

Mais de Mundo

'Tivemos a melhor conversa de todas', diz Zelensky sobre encontro com Trump na Casa Branca

EUA ordena evacuações na Carolina do Norte por causa de riscos do furacão Erin

Eleições na Bolívia: conheça Rodrigo Paz e Jorge Quiroga, candidatos que estão no 2º turno

Palestinos fogem de ofensiva de Israel em Gaza enquanto desnutrição e mortes aumentam no enclave