Mundo

Parlamento britânico apreende documentos sobre o Facebook

Parlamento invocou mecanismo pouco utilizado para conseguir documentos de um processo nos Estados Unidos

 (Dan Kitwood/Getty Images)

(Dan Kitwood/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de novembro de 2018 às 17h03.

Por Victor Rezende

São Paulo - O presidente do Comitê de Digital, Cultura, Mídia e Esporte da Câmara dos Comuns do Reino Unido, Damian Collins, invocou um mecanismo parlamentar pouco utilizado para apreender documentos de um processo nos Estados Unidos envolvendo o Facebook, os quais podem revelar se a gigante de mídia social sabia sobre os controles de dados e privacidade da empresa.

Em seu perfil no Twitter, Collins comentou neste domingo que a comissão recebeu documentos da empresa americana de software Six4Three relacionados ao Facebook. "Eu os revisei e o Comitê discutirá como procederemos no início da próxima semana. Sob a lei britânica, podemos publicar os documentos se optarmos que eles façam parte de nosso inquérito", afirmou o parlamentar britânico.

De acordo com a imprensa do Reino Unido, os documentos obtidos por Collins supostamente contêm revelações significativas sobre as decisões do Facebook relacionadas a dados e controles de privacidade que levaram ao escândalo envolvendo a Cambridge Analytica. Alega-se que eles incluem e-mails confidenciais entre executivos da empresa e envolvem diretamente Mark Zuckerberg. O presidente-executivo do Facebook se recusou a ser sabatinado por parlamentares britânicos.

Acompanhe tudo sobre:FacebookEstados Unidos (EUA)Inglaterra

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo