Mundo

Parlamento britânico anuncia data de votação do "plano B" do Brexit

Theresa May deve apresentar uma declaração sobre os próximos passos do Brexit no próximo dia 21 de janeiro e a votação deve ocorrer no dia 29 de janeiro

Brexit: a saída do Reino Unido da União Europeia está prevista para o dia 29 de março (Jack Taylor/Getty Images)

Brexit: a saída do Reino Unido da União Europeia está prevista para o dia 29 de março (Jack Taylor/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 09h46.

Última atualização em 17 de janeiro de 2019 às 10h06.

Londres - O parlamento britânico votará um plano alternativo do Brexit no próximo dia 29 de janeiro, segundo anunciou nesta quinta-feira a líder conservadora da Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom.

A dirigente comunicou aos deputados que a primeira-ministra britânica, Theresa May, fará na próxima segunda-feira, dia 21, uma declaração nos Comuns sobre os próximos passos do Brexit e apresentará uma moção, que será debatida e votada em 29 de janeiro.

Leadsom fez o anúncio depois que os parlamentares rejeitaram na terça-feira passada o pacto do Brexit que a chefe de governo havia negociado com a União Europeia (UE).

Segundo a líder conservadora dos Comuns, os deputados poderão apresentar emendas à moção.

A primeira-ministra conservadora está obrigada agora a apresentar até o dia 21 um "plano B" do Brexit após a rejeição ao acordo negociado com Bruxelas e que estabelecia um período de transição, a partir do próximo dia 29 de março e até o final de 2020.

May realiza hoje conversas com deputados de diferentes partidos a fim de desbloquear a crise política, um dia depois de superar uma moção de censura contra seu governo apresentada pelo líder trabalhista, Jeremy Corbyn.

Aliás, o dirigente do principal partido da oposição se negou a reunir-se com a primeira-ministra se não recebesse antes garantias de que não haverá um Brexit sem acordo.

A chefe do governo se reuniu já ontem à noite com os líderes parlamentares dos partidos Liberal-Democrata, Nacionalista Escocês (SNP) e do galês Plaid Cymru, com o objetivo de buscar um consenso sobre os termos da retirada britânica da UE no próximo dia 29 de março, data estabelecida para a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Na terça-feira, o governo sofreu nos Comuns uma acachapante derrota, quando 432 deputados rejeitaram o pacto que fixava os termos do "divórcio" com UE, frente a 202 que votaram a favor.

O Reino Unido está imerso em uma profunda crise política, dois anos e meio depois que os britânicos votaram a favor do Brexit no referendo realizado em 23 de junho de 2016.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo