Mundo

Parlamentares britânicos rejeitam primeiras emendas do Brexit

Parlamentares votaram contra uma série de tentativas de legisladores pró-UE de incluir condições adicionais ao plano para de conversas sobre o Brexit

Parlamento do Reino Unido: novas votações, nas quais o governo pode enfrentar uma oposição maior, devem acontecer nesta terça e na quarta-feira (Thinckstock)

Parlamento do Reino Unido: novas votações, nas quais o governo pode enfrentar uma oposição maior, devem acontecer nesta terça e na quarta-feira (Thinckstock)

R

Reuters

Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 08h43.

Londres - Parlamentares britânicos rejeitaram na segunda-feira a primeira leva de emendas propostas ao projeto de lei que visa dar à primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o direito de notificar a União Europeia sobre a intenção do país de se separar do bloco, o chamado Brexit.

Durante sete horas de debate, os parlamentares votaram contra uma série de tentativas de legisladores pró-UE de incluir condições adicionais ao plano de May de iniciar as conversas sobre o rompimento até 31 de março.

As votações de segunda-feira trataram sobre o escrutínio parlamentar ao processo de separação e do envolvimento das administrações britânicas restituídas.

Novas votações, nas quais o governo pode enfrentar uma oposição maior, devem acontecer nesta terça e na quarta-feira.

Mais cedo na segunda-feira, May alertou os parlamentares para que não obstruíssem a vontade do povo britânico com emendas à sua legislação para o Brexit, dizendo que deseja levar em frente as conversas sobre a desfiliação da UE.

"Nossos parceiros europeus agora querem ir adiante com as negociações, eu idem, e esta Casa idem", disse May ao Parlamento.

"A mensagem está clara para todos, esta Casa se pronunciou e agora não é hora de obstruir os desejos do povo britânico expressos democraticamente. É hora de ir adiante com a separação da União Europeia".

May disse que espera obter a aprovação dos parlamentares a tempo para poder se ater ao prazo de fim de março para desencadear oficialmente a saída britânica do bloco.

Nesta terça-feira os parlamentares irão continuar a estudar a legislação, debatendo emendas aos termos finais do Brexit. O projeto de lei deve ser aprovado na Câmara dos Comuns na quarta-feira, sendo encaminhado em seguida à Câmara dos Lordes.

Acompanhe tudo sobre:BrexitPolíticaReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia