Mundo

Parlamentar norte-irlandês sinaliza acordo com Theresa May

Parlamentar Jeffrey Donaldson deu sinais positivos quando questionado sobre as chances de um acordo até a próxima quinta-feira

Jeffrey Donaldson, que participa da liderança das conversas pelo lado do DUP, disse à emissora irlandesa RTE que as negociações com May tiveram avanços (Foto/Reuters)

Jeffrey Donaldson, que participa da liderança das conversas pelo lado do DUP, disse à emissora irlandesa RTE que as negociações com May tiveram avanços (Foto/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de junho de 2017 às 08h52.

Londres - Há uma chance muito boa de a primeira-ministra britânica, Theresa May, fechar um acordo com o Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, para fortalecer seu governo no Parlamento, disse um importante parlamentar do DUP nesta quinta-feira.

Questionado sobre as chances de um acordo até a próxima quinta-feira, o parlamentar Jeffrey Donaldson disse à rádio BBC: "Acho que é muito boa", acrescentando "quanto antes melhor".

Após sua aposta fracassada em uma eleição antecipada em 8 de junho, na qual seu Partido Conservador perdeu a maioria parlamentar em Westminster, May busca o apoio dos 10 parlamentares do DUP para formar nova maioria e evitar a necessidade de uma segunda eleição.

Desde o início das negociações há quase duas semanas, em meio ao turbilhão provocado pela inesperada perda da maioria do governo, as negociações têm seguido curso incerto, com sinais conflitantes sobre a possibilidade de se chegar a um acordo.

Donaldson, que participa da liderança das conversas pelo lado do DUP, disse à emissora irlandesa RTE que as negociações tiveram avanços e que espera que um acordo seja fechado antes de May enfrentar uma votação sobre seu plano de governo, na próxima quinta-feira.

May, os conservadores e o DUP têm bastante a perder sem um acordo: a premiê pode deixar o cargo, os conservadores podem enfrentar novo revés em novas eleições e o DUP perderia sua melhor chance em décadas de assegurar mais recursos para a Irlanda do Norte.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaReino UnidoBrexitTheresa May

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'